A Câmara Municipal de São Caetano do Sul aprovou, por unanimidade, em primeiro e segundo turnos, o projeto de lei do vereador Professor Pio Mielo (PT), que versa sobre a instituição da campanha permanente de conscientização sobre os malefícios causados pelas drogas, voltado especificamente às dependentes do sexo feminino (nº 2637/2013).
Apesar do consumo de drogas no Brasil ser maior por parte dos homens, como método de afirmação e interação social, o tratamento junto às mulheres é mais difícil, apontam especialistas, já que o principal fator do uso das drogas é a fuga de uma realidade insatisfeita. “E isso ocorre, muitas vezes, a partir de uma pressão social, já que a mulher pós-moderna cumpre variados papeis de responsabilidade, na condição de mãe, filha, líder de família e trabalhadora, mesmo em uma sociedade ainda preconceituosa”, destaca Pio Mielo.
Segundo o vereador, o projeto prevê o tratamento da problemática das drogas como questão de saúde pública. “Não podemos permanecer tratando as drogas como um tema de segurança, já que não há uma política geral que contemple isso. A dependência das drogas, assim como do cigarro e do álcool, é temática de saúde e deve ser tratada grandiosamente com conscientização”, afirma o vereador.