Trechos da avenida são priorizados por causa de enchentes

Trecho da Avenida das Nações será interditado na segunda-feira (25)

Parte da via, entre as ruas Erechim e Eduardo Prado ficará fechada por 90 dias para andamento das obras do córrego Guaixaya

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e o Departamento de Engenharia de Tráfego farão a interdição, na próxima segunda-feira (25), de parte da Avenida das Nações, no trecho compreendido entre a Rua Erechim até a Rua Eduardo Prado, no Parque das Nações. A interrupção do fluxo de veículos será necessária por conta das obras de combate às enchentes no córrego Guaixaya.

O DET vai disponibilizar agentes para orientar os motoristas que trafegam pela região durante o período de obras, que será de 90 dias. O Departamento orienta ainda que o fluxo de veículos da região seja realizado pela própria Rua Erechim e R. Paracatu para alcançar a Eduardo Prado.

Trechos da avenida são priorizados por causa de enchentes


Intervenções

Realizadas pelo Semasa, as obras do Guaixaya, iniciadas no ano passado, têm como principal objetivo diminuir a incidência de enchentes na região. O projeto prevê a ampliação da calha e a recuperação hidráulica de 1.550 metros do córrego, entre a rua Eduardo Prado e o córrego Oratório, e deve ser entregue em junho de 2015, beneficiando cerca de 155 mil moradores dos bairros Pq. Erasmo Assunção, Parque Oratório e Pq. Novo Oratório.

Dois pontos foram priorizados no projeto: após a rua Basileia e a rua Eduardo Prado. Os dois trechos foram os mais atingidos pela erosão de enchentes ocorridas na região em anos passados. No trecho próximo à rua Eduardo Prado, o córrego ficará com 5 metros de altura e 3 metros de largura. Já na confluência com o Oratório, o Guaixaya ficará com 7 metros de altura e 3,30 metros de largura.

Os recursos para as obras são do Orçamento Geral da União. As intervenções terão um custo total de R$ 29,4 milhões, sendo que R$ 7,1 milhões são a contrapartida do Semasa. Toda a execução do projeto está sendo acompanhada por uma comissão de moradores.