Munhoz solicita Campanha Informativa sobre o direito de cirurgia reparadora de mama

O Vereador Marcel Munhoz enviou indicação ao Prefeito Municipal solicitando a realização de Campanha Informativa sobre a obrigatoriedade de cirurgia plástica reparadora de mama para pacientes vítimas de câncer de mama.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) o câncer de mama é segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, sendo que no Brasil as taxas de mortalidade são elevadas. O tratamento, em alguns casos, prevê o procedimento cirúrgico, conhecido como mastectomia, que consiste na retirada da glândula mamária total ou parcial.

“A cirurgia plástica reparadora de mama, nos casos de mutilação decorrentes do tratamento de câncer é um direito previsto na Lei Federal no 9. 797/99 alterada pela Lei Federal no12.82 de 2013, só que mui tas pacientes desconhecem esse direito. Portanto, a divulgação da Campanha Informativa é de suma importância, para que as pacientes, que passaram por mastectomia, possam resgatar sua autoestima com a reparação da mama”, argumenta Marcel Munhoz.

O vereador vem trabalhando em prol das mulheres e da prevenção ao câncer de mama e foi o autor do requerimento que solicitou ao Governo do Estado a vinda para São Caetano da carreta itinerante do Programa Mulheres de Peito, que realiza exames preventivos de mamografia de graça para mulheres acima de 50 anos.

A carreta encontra-se na cidade até o dia 29 de agosto, em frente ao Terminal Rodoviário, Centro. O atendimento ocorre de segunda à sexta das 9h às 18h e sábados das 9h às 13h.