Competições de outras modalidades, como dominó, sinuca, bilhar e bocha acontecem até o dia 25 nas dependências do Centro de Referência do Idoso
Partidas de tranca e truco já movimentam os primeiros dias de disputas dos Jogos da Terceira Idade de São Bernardo do Campo, realizados no Centro de Referência do Idoso (CRI), nas dependências da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc). Na próxima terça-feira (16), acontecem disputas de dominó, nos dias 17 e 18 serão as de sinuca e bilhar e em 23, 24 e 25 as de bocha. As competições ocorrem entre 12h e 18h. A entrada é livre para quem quiser prestigiar.
Os Jogos completam oito anos e, como nas demais edições, reúnem homens e mulheres que frequentam as atividades de lazer (jogos, festas e viagens) e oficinas de artesanato ministradas pela Sedesc.
Disputas à parte, os participantes são unânimes em afirmar que o evento não é um simples passatempo. “É um divertimento que muitos de nós não tivemos antes da aposentadoria. É bom para esfriar as ideias, esquecer um pouco os problemas do dia a dia. O jogo de tranca leva a gente a pensar antes de fazer uma jogada, e isso contribui para ativar o raciocínio, a memória”, avalia o aposentado Walter Alonso, 76 anos, que há 13 anos frequenta as atividades do Centro de Referência do Idoso.
Vice-campeão da tranca no ano passado, Fausto da Costa, 64, não entrou nas disputas deste ano por problemas de saúde que o impediram de se inscrever, no mês passado. Reabilitado, faz questão de comparecer ao CRI para prestigiar os amigos. “Em casa a gente fica acumulando as coisas (preocupações do dia a dia). Aqui é um lazer, a gente bate papo, conversa com os amigos, dá risadas, refresca a mente. Este ano não deu, mas no próximo espero competir novamente.”
Para participar dos Jogos é preciso ter mais de 60 anos e morar na cidade, independentemente de já frequentar as atividades do CRI. A frequência média de participantes por categoria é de 25 pessoas para as disputas de bocha, 20 no dominó, 30 em sinuca e 16 trios na tranca e truco.
A maioria dos participantes disputa os Jogos desde a primeira edição. Podem participar homens e mulheres, individualmente, ou em dupla mista (homens e mulheres). A entrega de troféus aos vencedores será no dia 1º de outubro, a partir das 15h, na sede do Centro de Referência do Idoso (Rua Redenção, 271, Centro).
A Sedesc também já está preparando agenda repleta de atividades em comemoração ao Dia do Idoso, em 1º de outubro.