Trocas e modernização dos equipamentos hidráulicos começaram a ser feitas com o Projeto C.U.R.A. na Creche Municipal República da Itália
O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a empresa Acquamatic iniciaram na última terça-feira (09/09) uma parceria para a troca de 90 equipamentos hidráulicos da Creche Municipal República Italiana, no Jardim Santo Alberto. A parceria foi possível graças ao Projeto C.U.R.A. (Consumo e Uso Racional da Água), desenvolvido há 20 anos pela Acquamatic, que tem como o objetivo combater o desperdício de água.
“Esperamos uma economia de 30% com a implantação do projeto nesta creche”, afirma o diretor assistente do Departamento de Manutenção e Operação do Semasa, Milton Joseph. Diagnóstico do Semasa mostrou que a média mensal de consumo na creche, nos últimos seis meses, girou em torno de 311,5 m³. O projeto ainda contribui com o Programa Reágua, já em implantação pelo Semasa, em parceria com a Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, em 73 escolas municipais.
O empresário Leonardo Lopes, proprietário da Acquamatic, explicou que a implantação do C.U.R.A. nas escolas ajuda a formar uma nova geração de cidadãos, que precisa crescer sabendo como usar de forma racional há água. “Há 20 anos, quando criei o projeto, tinha gente que me chamava de louco, pois ninguém pensava em falta de água”, lembra. Ao todo, serão trocados na República Italiana três chuveiros, 22 válvulas de descarga, 22 lavatórios, 16 torneiras normais, 19 torneiras de jardim e oito duchas higiênicas, todos eles mais adequados à economia de água. O projeto C.U.R.A. também vai acompanhar o consumo diário de água na unidade.
A diretora da República Italiana, Djanira Alves Biserra, ficou muito emocionada e satisfeita com a implantação do projeto. Para ela, a troca dos equipamentos é uma oportunidade para a escola trabalhar ainda mais com os alunos os temas que abordam a importância da economia de água. “Vamos trazer a comunidade para dentro da creche e mostrar o que foi feito. E nosso objetivo é também ensinar as crianças como usar da melhor forma estes equipamentos”, diz. A unidade atende 270 crianças de 4 meses a 3 anos e 7 meses e trabalham 72 funcionários.