O Deputado Federal Carlos Sampaio, do PSDB, é o candidato fortemente apoiado pelo PSDB local. Ele é procurador de justiça, já foi Deputado Estadual, cumpre o terceiro mandato de Deputado Federal e foi líder do PSDB na Câmara Federal.
Segundo Moacyr Rodrigues, presidente do PSDB de São Caetano do Sul, a escolha recaiu no nome de Carlão, como carinhosamente é chamado, porque goza de grande prestígio na Câmara Federal. “Ele é reconhecido pelo seu incessante trabalho no combate à corrupção.
No final do ano passado estivemos em Brasília, para convidá-lo a proferir uma palestra em nosso Ciclo de Palestras, oportunidade em que nos apresentou a Aécio Neves. Foi um dos responsáveis pela visita de Aécio a nossa cidade. Embora seja meu amigo e colega do Ministério Público, ante a ausência de um nome forte na cidade, com real possibilidade de vitória, decidimos ajudá-lo a partir de um compromisso que assumiu conosco de ser o representante de São Caetano do Sul na Câmara Federal, dispondo-se, inclusive, a fazer encaminhamentos, com vista à obtenção de recursos para nossa cidade”.
Carlos Sampaio marcou sua atuação em todos os cargos ocupados. Como deputado federal conseguiu, junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), cancelar a vergonhosa sessão da Câmara Federal que manteve o mandato do deputado Donadon, condenado a mais de 13 anos de prisão. Foi ele que encabeçou a luta para a derrubada da PEC 37 que impedia promotores de justiça de investigarem criminosos. Liderou o movimento para acabar com o 14° e 15° salários dos deputados federais. Impediu, no STF, aumento de 91% que os deputados federais deram aos seus próprios vencimentos. Ele é, também, autor da emenda constitucional que acaba com a aposentadoria vitalícia de ex-governadores e ex-prefeitos. Como sub-relator da CPI do Mensalão, denunciou por corrupção aqueles que todos conhecem e que foram, a final, condenados pelo STF. Como sub-relator da CPI dos Sanguessugas (fraude na aquisição de ambulâncias) pediu a cassação de mais 72 parlamentares.Segundo Moacyr, “Carlão é pessoa íntegra e dedicada em tudo o que faz; sua luta em favor da moralidade é permanente. Por isso, tenho, particularmente, muito orgulho em ajudá-lo. Não podemos tapar o sol com a peneira. O Brasil vive momento extremamente delicado. A economia vai mal e a inflação está de volta. Graves notícias de corrupção preocupam ainda mais. As pessoas estão desanimadas com política e políticos.
Eu também, infelizmente, mas precisamos nos posicionar e escolher pessoas que tenham disposição para o trabalho e um passado digno dentro da política. É o caso do Carlão”.