Na sessão desta última terça-feira, 16 de setembro, o vereador Beto Vidoski utilizou da Tribuna para argumentar a importância da rotatividade das vagas de estacionamento nas zonas comerciais de São Caetano do Sul. O parlamentar, que é associado a ACISCS – Associação Comercial e Industrial de São Caetano do Sul, aponta que as vendas diminuíram desde que a cobrança da Zona Azul foi suspensa no início deste ano. A queda está ligada a falta de estacionamento aos consumidores, já que muitos deixam seus carros estacionados o dia todo, impedindo a rotatividade das vagas, e, consequentemente, inibindo o consumo.
De acordo com Vidoski, o comércio é o maior empregador de qualquer cidade, portanto, é imprescindível o zelo com os comerciantes locais para não afetar a economia do município. “As festas de fim de ano se aproximam, período mais aquecido do setor, temo que muitos fechem as portas, já que não estão mais acreditando no retorno da zona azul em 2014”, argumenta Vidoski.
Desde 6 de janeiro deste ano, a zona azul foi suspensa após o término do contrato com a Cello Auto. O processo licitatório foi interrompido e não há previsão de retorno. Tendo em vista a indefinição de uma nova data, o vereador sugere a aplicação de uma medida emergencial até que se conheça o novo vencedor.
“No edital de concorrência pública há um prazo de 90 dias para que o novo vencedor instale o sistema rotativo em nossa cidade, já estamos no final do mês de setembro, dificilmente esse sistema será implantado em 2014, prejudicando muito as vendas de fim de ano”, afirma o vereador.