Câmara aprova mais duas leis de Pio Mielo

Mais duas leis de autoria do vereador professor Pio Mielo (PT) foram aprovadas por unanimidade, na terça-feira (23), em votação final, na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de São Caetano. O primeiro projeto destaca a gratuidade da colação de grau ao final dos períodos escolares nas escolas municipais (nº 4141/13); o outro trata da campanha de conscientização dos profissionais da saúde sobre os riscos causados pelo descarte e manuseio de resíduos sólidos infectantes (nº 4560/13). Com a aprovação, as leis seguem para sanção do prefeito Paulo Pinheiro.

“Estou muito feliz porque consegui sensibilizar os meus colegas em relação a esses assuntos. Com a aprovação da lei que trata da gratuidade da colação de grau institucionalizamos o direito do estudante fazer a colação de grau gratuitamente, sem ser obrigado a se comprometer com o pagamento de bailes de formatura. Em relação ao descarte e manuseio de resíduos sólidos infectantes, é imprescindível conscientizar nossos profissionais da saúde sobre os perigos de manipulá-los incorretamente a fim de que evitem uma possível contaminação”, explica o parlamentar.

Qualidade de vida à população

Em apenas um ano e meio de mandato, Pio Mielo celebra a provação de sete leis de sua autoria. Eleito o melhor vereador da cidade em 2013 pelo Movimento Voto Consciente, o parlamentar promete ainda mais empenho em propor ações que tragam qualidade de vida à população de São Caetano do Sul.

Quatro leis de autoria de Pio, já sancionadas pelo Executivo, têm relação com a área de educação: o estímulo à pediatria (nº 1536/13), à psicologia infantil (nº 1538/13) e à assistência social nas escolas (nº 1537/13), além do projeto que prevê a educação financeira e cidadania nas escolas (nº 1998/14). “Não podemos pensar educação, segurança ou esporte de maneira unilateral. Se queremos uma sociedade melhor no futuro, mais segura e justa, é preciso investir em educação no presente. Essas leis qualificarão ainda mais o processo de aprendizado de nossas crianças e jovens”, justifica Mielo.

Para o parlamentar, a conscientização é, sem dúvida, o caminho para mudança. Tanto que outra lei sancionada pelo Executivo Sulsancaetanense trata da campanha sobre os malefícios das drogas voltada às dependentes do sexo feminino (nº 2637/13). “O consumo de drogas deixou de ser um problema de segurança para se tornar uma questão de saúde pública. A dependência das drogas, assim como do cigarro e do álcool, é temática de saúde e deve ser tratada grandiosamente com conscientização”, afirma o vereador.