Hospital de Clínicas de São Caetano
Gilberto Costa quer transformar o Hospital São Caetano em Hospital de Clínicas do município, oferecendo uma série de serviços médicos de média e alta complexidade. Além de dar fluidez às filas da saúde, o HC de São Caetano vai organizar as demandas da saúde no município. Todos os procedimentos que chegarem às Unidades Básicas de Saúde, às Unidades Especiais de Atendimento e ao Pronto-Socorro, que necessitam de outros e mais cuidados, irão para o HC de São Caetano. Tudo o que for necessário será feito na própria cidade, com o máximo de rapidez.
Medicamentos de Alto Custo – o Hospital de Clínicas de São Caetano garantirá a distribuição gratuita de medicamentos de alto custo, atualmente distribuído somente pelo Hospital Mário Covas.
Quarteirão do Idoso
Gilberto Costa quer inaugurar o Quarteirão do Idoso. O local abrigaria o Pronto-Socorro do Idoso, o Hospital do Idoso, a Casa do Idoso e a sede do Disque Denúncia em Defesa do Idoso.
Pronto-Socorro do Idoso – serviço de emergência com estrutura necessária para receber casos de alta complexidade, acompanhar pacientes para definição diagnóstica, medicações rápidas, pequenos procedimentos e observação para acompanhar a evolução do paciente até o momento de sua liberação ou encaminhamento para o setor de internação.
Hospital do Idoso – unidade hospitalar para atender casos agudos de condições crônicas mais frequentes nos idosos de forma qualificada, ampliando o acesso principalmente à leitos clínicos e leitos de terapia intensiva, bem como exames e procedimentos especializados com demanda reprimida, contando com toda a infraestrutura necessária para um atendimento total à saúde.
Casa do Idoso – abrigo de idosos em situação de carência extrema, com o intuito de oferecer amor, carinho e assistência, como: Moradia, Alimentação e Nutrição, Vestuário e Lavanderia, Serviço Social, Lazer, Musicoterapia, Psicologia e Terapia Ocupacional.
Disque Denúncia em Defesa do Idoso – um canal de comunicação destinado a receber denúncias relativas às violações dos direitos dos idosos, garantindo a proteção, o amparo e a segurança do bem-estar das vítimas.
“A Saúde é um dos maiores problemas do Brasil e a maior preocupação dos brasileiros. A Saúde é direito de todos e dever do Estado, isto é, pode e deve ser cobrado. Para que o direito à Saúde seja uma realidade, como Deputado Federal, quero garantir acesso com qualidade aos serviços e ações de Saúde, implantando importantes políticas, tais como: a criação do Hospital de Clínicas de São Caetano e a construção do Quarteirão do Idoso. É preciso que o direito à Saúde seja universal – atingindo a todos os que precisam, e integral – garantindo tudo o que as pessoas precisam”. – Gilberto Costa