A água é boa, revigorante, rejuvenescedora e divertida. Dá ânimo ao cansaço e tranquilidade à tensão. Os exercícios aquáticos são agradáveis, eficazes, estimulantes, cômodos e seguros. Mas existem diferentes formas de utilizar os benefícios da água.
A hidroginástica é uma atividade realizada em grupo dentro de uma piscina comum, na qual o educador físico é o responsável pelas aulas. Os objetivos são melhorar a condição física e cardiorrespiratória e a flexibilidade dos seus alunos. Não é considerada um tratamento.
Já a hidroterapia é sim definida como um tratamento de saúde individual e o responsável é um fisioterapeuta especializado. É realizada em piscina terapêutica, com água aquecida entre 32 e 34°C, e com estrutura para receber todos pacientes, desde cadeirantes até idosos, com fácil ou nenhuma condição de locomoção. Ela tem uma maior vantagem por ser mais específica no tratamento de diagnósticos ortopédicos e neurológicos, por ser rica em técnicas especializadas em determinadas patologias e também por ser um tratamento individualizado. Ou seja, um fisioterapeuta atende um paciente por sessão.
Como se vê, a Hidroginástica e a Hidroterapia são bem diferentes. Ambas são saudáveis, mas têm finalidades e procedimentos diversos, e as práticas são supervisionadas por profissionais com formações distintas. Mesmo assim, é comum a confusão.
A Clínica da APAE São Caetano do Sul oferece somente atendimento hidroterápico, com planos conveniados e particulares, funcionando nos períodos da manhã e da tarde, das 08h. às 12h. e das 13h. às 17h, localizado na Al. São Caetano, 2772 – B. Santa Maria – São Caetano do Sul. Telefone 4220-1722