Moradores e turistas têm descontos de até 50% nos estabelecimentos participantes durante o período do evento, que termina domingo
Esta é a última semana do Festival Rotas dos Sabores de São Bernardo do Campo, que oferece aos turistas e moradores a oportunidade de apreciar a variada gastronomia da cidade com descontos que variam entre 10% e 50%. O evento teve início em 10 de outubro e termina em 2 de novembro. Nesta quarta edição, teve participação inédita de estabelecimentos, com 202 adesões, quase 90% a mais em relação ao realizado no ano passado. Neste ano, trouxe como novidade a inclusão de duas novas rotas e uma premiação: sorteio de jantar para duas pessoas.
O festival foi criado e se consolidou dentro do Arranjo Produtivo Local (APL) de Restaurantes, Bares e Afins de São Bernardo e se insere em uma política abrangente de fortalecimento do comércio e turismo de São Bernardo. Para participar do festival gastronômico, os estabelecimentos comerciais criaram ou adequaram um prato/lanche, porção, petisco/aperitivo com desconto de 10% a 50% durante o período.
Participam sete rotas gastronômicas, de Padarias e Confeitarias e Pizzaria e Pastelaria – incluídas neste ano -, que se integram às tradicionais do Peixe, do Frango com Polenta, dos Petiscos e Aperitivos, do Prato Executivo e da Comida Típica.
O diretor de Fomento ao Comércio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sdet) Ademir Gasparetto disse que o sucesso desta iniciativa é um ganho para a cidade e não apenas para os estabelecimentos participantes. “Fomentar e incentivar ações que fortaleçam os segmentos econômicos são estratégias da política do APL (Arranjo Produtivo Local), que além do festival, discute temas relevantes como qualificação e capacitação profissional, competitividade do setor, segurança, licenças e alvarás, vigilância sanitária e intermediação de mão de obra”, explicou.
A expectativa dos estabelecimentos participantes é a de que o faturamento médio supere os 20% contabilizados na edição do ano passado em razão da grande adesão deste ano. Na primeira edição, em 2011, o aumento no faturamento foi de 10% e, no segundo, de 20%.