Tiago Nogueira é o novo secretário de Cultura e Turismo de Santo André; Arlindo José de Lima, secretario de Governo, assume interlocução com a Câmara Municipal
A entrevista coletiva para o anúncio do novo secretário de Cultura e Turismo da cidade, Tiago Nogueira, foi bastante concorrida e contou com a presença de boa parte do secretariado e dos representantes das autarquias municipais. Também marcaram presença os deputados estaduais petistas eleitos pela região Luiz Turco e Teonílio Barba. Na oportunidade foi anunciada também a troca da interlocução do Governo com a Câmara Municipal, que deixa de ser conduzida por Tiago e fica a cargo do secretário de Governo, Arlindo José de Lima.
“Eu conheço o Tiago há tempos e tenho certeza que ele vai implantar o dinamismo necessário na condução da pasta e vai retomar o diálogo com a sociedade. Ele vai trabalhar de forma coletiva em benefício da cidade”, disse o chefe do poder executivo ao anunciar o novo secretário de Cultura e Turismo. Em seguida, ao tratar do novo líder que cuidará da relação com a Câmara de vereadores, o prefeito lembrou que aprovou neste ano cerca de 70 projetos do governo. “Eu tenho uma ótima relação com a Câmara, assim como com outras entidades e poderes da cidade”, afirmou.
Na cerimônia de posse Tiago Nogueira afirmou estar honrado em assumir a nova pasta. “O Governo tem um desafio enorme e o diálogo com a sociedade vai fazer parte de nossa prática a partir de agora”, disse. “Eu não decepcionarei a tarefa dada. Santo André é uma referência nacional na cultura. Celso Daniel implementou uma série de iniciativas culturais como as escolas livres, vamos resgatar esta história”, complementou.
Já o novo condutor da relação com os vereadores lembrou que a Casa de Leis exige um diálogo permanente. “Nós vamos ter maturidade para chegar a um resultado que atenda aos interesses do Governo e à Câmara”, afirmou.
CURRÍCULOS – O novo secretário de Cultura e Turismo Tiago Nogueira é andreense e tem 51 anos. É formado em Marketing, pela Universidade Metodista de São Paulo. Vereador reeleito para o segundo mandato em Santo André, Tiago teve a militância política originária no movimento sindical, onde pertenceu às categorias metalúrgica e química, tendo ocupado o cargo de secretário geral no Sindicato dos Químicos do ABC.
Presidente do Partido dos Trabalhadores da cidade na década de 1990, teve a oportunidade de acompanhar, no primeiro mandato do então prefeito Celso Daniel a implantação de espaços culturais como a Escola Livre de Teatro. Enquanto vereador foi presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal.
Atual secretário de Relações Institucionais e Projetos Especiais, cargo que deverá acumular junto com a nova pasta, Tiago Nogueira foi o responsável pelo desenvolvimento do projeto de restauro do Cine Teatro Carlos Gomes, em fase de captação de recursos.
Entre os planos que pretende implementar frente à nova pasta estão a retomada das ações do plano de governo do prefeito Carlos Grana, como a descentralização das ações e a valorização dos talentos locais, bem como retomar o diálogo com os movimentos culturais da cidade. O novo secretário pretende também viabilizar ações em parceria com os governos federal, estadual e com a iniciativa privada nas áreas de cultura e turismo. O destaque fica para a Vila de Paranapiacaba, principal atração turística da cidade e que em breve deve receber as primeiras ações de restauro com recursos do PAC Cidades Históricas.
O secretário de Governo Arlindo José de Lima, 50 anos, é formado em História. Sua trajetória está ligada a aos poderes Executivo e Legislativo. Após exercer cargo de assessor no governo Celso Daniel, em 1997, foi convidado para coordenar a campanha de Vanderlei Siraque a deputado estadual no ano seguinte. Com a eleição de Siraque, Arlindo foi alçado à chefia de Gabinete. Foi secretário adjunto de Governo e chefe adjunto de Gabinete nas administrações petistas de João Avamileno. Foi também chefe de Gabinete do deputado estadual Carlos Grana na Assembléia Legislativa.