Grupo de empresas da região, coordenado pela Prefeitura de São Bernardo, é o único do Estado beneficiado com projeto do governo federal
As empresas do Arranjo Produtivo Local (APL) Audiovisual, Design e Economia Criativa do ABC, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo da Prefeitura de São Bernardo do Campo, criaram plano de desenvolvimento para ser implementado a partir do ano que vem. O objetivo da iniciativa é o fortalecimento e expansão do arranjo, formado por 50 empresas e que geram três mil empregos diretos e indiretos na região.
O APL do ABC é formado por empresas de pequeno porte, que conseguiram desenvolver o plano graças a projeto de abrangência nacional do Governo Federal com o intuito de fomentar as atividades e impulsionar o emprego e renda. Por meio de concorrência pública, 27 APLs no País foram selecionados no ano passado para receber consultoria especializada. Foram inscritas 50 propostas.
O APL da região foi o único no Estado beneficiado pelo projeto. A fundação Vanzolin foi a instituição contratada pelo governo para dar capacitação às empresas. Após o fim do processo de capacitação, as empresas elaboraram documento que tem o objetivo de balizar as ações das empresas, apresenta os desafios, oportunidades e ações que visam o crescimento do APL.
Entre as ações estão a institucionalização do APL, torná-lo personalidade jurídica, com ou sem fins lucrativos; criar cadastro de fornecedores, portfólio de produtos e serviços e plano regional de divulgação; captar recursos para manutenção do APL; criar programa anual de capacitação; aumentar número de parceiros e criar plano de comunicação, entre outras.
O plano faz parte de um projeto do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), que tem a proposta de tornar as empresas do APL capazes de elaborar seus projetos coletivos, concorrer a editais e seleções públicas e serem capazes de buscar apoio institucional e acessar linhas específicas de crédito.
APL – O APL Audiovisual, Design e Economia Criativa do ABC foi criado em outubro do ano passado e é formado por empresas de pequeno porte dos segmentos de audiovisual, design, arte gráfica, arte, cultura e artes visuais. Faz parte do grupo empreendimentos privados, iniciativa pública e instituições de ensino com a finalidade de fomentar o desenvolvimento promovendo o intercâmbio de informações e união de conhecimento. Além deste, São Bernardo possui outros 11 arranjos produtivos: Ferramentaria, Autopeças, Químico, Defesa, Móveis, Panificação, Gráficos; Hotéis, Bares e Restaurantes; Têxtil e de Confecções e Pesqueiro.
Vera Cruz – A criação do grupo de pequenas empresas para os setores relacionados ao design e audiovisual foi motivada pelo Programa de Revitalização dos Estúdios da Cia Cinematográfica Vera Cruz. Lançado em 2009 pela atual administração, o programa propõe a retomada do centro de formação, produção e difusão de cinema e conteúdos audiovisuais, proporcionando o surgimento de economia criativa na cidade. A primeira etapa deste programa foi o estabelecimento de um convênio com o Governo Federal para preparar mão de obra qualificada. Surge em 2012 o Centro de Audiovisual de São Bernardo (CAV) com cursos específicos nas áreas de cinema, televisão e mídias eletrônicas.