A disciplina de Urologia da Faculdade de Medicina do ABC e a Secretaria de Saúde de São Bernardo estão realizando esforço concentrado para ampliar a oferta de consultas na especialidade. Em 8 de novembro próximo (sábado), 12 médicos da FMABC – incluindo professores, residentes e assistentes – irão atender 550 pacientes no ambulatório de especialidades do Hospital Anchieta. São usuários que já passaram por unidades de saúde do município, foram encaminhados para atenção especializada e aguardavam agendamento pela Central de Regulação.
Este será o segundo mutirão urológico com intuito de acelerar o atendimento na cidade. Em 30 de agosto, outros 450 pacientes já haviam passado por atendimento no Anchieta. Os objetivos são identificar casos graves, como de câncer, que precisam iniciar prontamente o tratamento, e agilizar o atendimento de quem está na fila de espera. As consultas ocorrerão num sábado, das 7h às 12h – ou seja, fora do horário tradicional de expediente, que é de segunda a sexta-feira.
De acordo com o superintendente do Hospital Anchieta, Rafael Moraes Pinto, não há fila de espera por consulta em urologia para casos urgentes. “A meta é identificar se há algum paciente cuja situação tenha se agravado e que precise de rápido encaminhamento. Situações que exigem diagnósticos também serão resolvidas”, garante.
O paciente sairá da consulta com pedido de exames, orientações sobre como e onde realizá-los e, se necessário, sobre o retorno ambulatorial. Litíase (cálculo renal), problemas na próstata e infecções urinárias recorrentes são os quadros mais comuns atendidos na Urologia. A maioria causa inúmeros desconfortos aos pacientes e leva à procura frequente dos serviços de urgência e emergência – sobretudo em casos de litíase, onde a dor é intensa.
A Central de Regulação de São Bernardo intensificou os trabalhos para contatar as pessoas que já possuem encaminhamento para a especialidade médica, a fim de garantir o atendimento. Por mês, o ambulatório do Anchieta oferece 160 consultas em Urologia para pacientes encaminhados pela rede. O serviço também está disponível no Ambulatório de Especialidades Médicas I, com cerca de 180 atendimentos mensais, além das 40 consultas urológicas destinadas ao Programa DST/Aids.
Os mutirões estão sob supervisão do professor titular de Urologia da FMABC, Dr. Antonio Carlos Lima Pompeo, e a organização é do também docente da cadeira, Dr. Fábio José Nascimento.