Usuários da unidade do Jardim Alvorada inscritos no Programa Caminhando para a Saúde: alerta para os exames de prevenção.

“Novembro Azul” promove exames preventivos masculinos e torneio de truco

Agora o papo reto é com a ala masculina. Depois do Outubro Rosa, chegou a vez do Novembro Azul, mês internacionalmente dedicado as ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. Em Santo André, uma das atividades para atrair esse público, resistente por natureza na hora da prevenção, ficará por conta do 1º Torneio da Saúde de Truco agendado para o próximo dia 30, a partir das 9h, no Parque Prefeito Celso Daniel. Antes, no entanto, os usuários passarão por avaliações clínicas e exames específicos em 31 unidades básicas.

No município, são 244.693 homens, acima de 20 anos, que representam 34,58% do total da população estimada em 707.613 habitantes neste ano, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Do universo masculino, em números nacionais e de acordo com o órgão estatal, apenas 28,4% realiza exames de rotina e prevenção. E mais: 36,3% só procuram o serviço público de saúde em caso de doença – geralmente grave.

Situação completamente oposta ao caminho da ala feminina em todo território brasileiro. Ou seja, 62,3% das mulheres fazem a prevenção à saúde, pelo menos uma vez ao ano, com os tradicionais exames de rotina. Entre eles, a mamografia para se detectar o câncer de mama ou o papanicolau, procedimento que previne o câncer no colo do útero. Por motivo de doença, o percentual não é tão diferente ao registrado pelos homens: 33,4%.

O que não é diferente em território andreense. No entanto, a Secretaria de Saúde pretende mudar essa realidade e atrair os usuários do sexo masculino para os serviços e equipamentos oferecidos na rede municipal. “O homem deve ter o autocuidado na prevenção e promoção de sua saúde”, apontou o cirurgião-dentista Sebastião Fernando Pacini Neves, coordenador do Programa Caminhando para a Saúde, que tem 1.954 inscritos para a prática diária de atividades físicas e recreativas.

Para o secretário da Pasta, Homero Nepomuceno Duarte, o desafio é levar os homens aos serviços de saúde. “Geralmente é uma tragédia”, brincou o gestor, que também é médico e ressaltou a importância dos exames preventivos. Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) apontam que a pessoa do sexo masculino vive, em média, seis anos a menos que as mulheres.

‘Novembro Azul’ promove exames preventivos masculinos e torneio de truco

Usuários da unidade do Jardim Alvorada inscritos no Programa Caminhando para a Saúde: alerta para os exames de prevenção.


INSCRIÇÃO – E vale tudo para atrair a ala masculina neste mês. Até mesmo um descolado torneio de truco, destinado a homens acima de 20 anos. Para participar, a pessoa deve se inscrever de 10 a 19 de novembro, em uma das 31 unidades básicas de saúde – são 33 no total, mas duas estão em reforma e os pacientes vêm sendo atendidos em postos de saúde vizinhos. Há necessidade de a pessoa ter o cartão SUS (Sistema Único de Saúde) – caso não possua, o documento será feito no momento da inscrição.

Paralelamente à inscrição, o usuário passará pelo acolhimento com a equipe de enfermagem do equipamento público. Uma forma de dar entrada aos serviços oferecidos na rede municipal de saúde, inclusive o agendamento de consultas na unidade, se for o caso. Neste caso, os homens passarão por avaliações de pressão arterial, testes de glicemia e sorologias para as DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis)/Aids.

Também ocorrerá a marcação para coleta de exames de sangues, principalmente o PSA (Prostate Specific Antigen), marcador bioquímico que detecta o câncer de próstata. “A ideia é fazer com que o homem seja acolhido na unidade de saúde”, explicou Neves. Vale lembrar que não existe fila de espera para realização de biópsia de próstata no município. Toda a demanda reprimida, que era de 204 em setembro, foi contemplada no termo de compromisso celebrado entre a Administração municipal em parceria com a FUABC (Fundação do ABC) e a FMABC (Faculdade de Medicina do ABC), em 1º de outubro.

Quanto ao 1º Torneio da Saúde de Truco, com duplas masculinas, ocorrerá dia 30 de novembro, a partir das 9h, no Parque Celso Daniel. Por unidade, serão formadas até 16 duplas. A Secretaria de Esporte e Lazer, neste caso, é parceira na ação. Os usuários serão transportados em ônibus especiais até o local da competição.