Prefeito engana população com aumento do IPTU e Taxa do Lixo

Corrigindo pela inflação a Planta Genérica desde 2010, as taxas subiriam 21,7% e não os 6,75% segundo declara o prefeito Paulo Pinheiro

O reajuste da PGV – Planta Genérica do Município de São Caetano, àquela que é a base de cálculo para os aumentos praticados pelas prefeituras, como o IPTU e taxa do lixo, quando for constitucional, vai ser reajustada no próximo ano, tanto que o prefeito Paulo Pinheiro já mandou à Câmara Municipal para ser votada em regime de urgência, dando a impressão que somente irá aumentar em cerca de 6,75%, taxa irreal, se considerarmos que a mesma não sofre reajustes desde o ano 2000, ou melhor na administração passada.

O projeto já está em poder do Legislativo para análise da Comissão de Justiça e redação devendo ir a votação em breve, por causa do pouco tempo que resta para sua votação.

Prefeito engana população com aumento do IPTU e Taxa do Lixo

Prefeito Paulo Pinheiro virou mágico dos números

De acordo com a peça, a variação de 6,75% deve ser uma manobra da administração para enganar a população dizendo que o reajuste é somente o da inflação como acontece todos os anos, mas a realidade é outra, visto que na mesma matéria o prefeito Paulo Pinheiro diz que quer arrecadar no ano de 2015, com as taxas de Lixo e IPTU, 21,7 à mais do que o exercício de 2014.

Qual a matemática usada pela administração mesmo ou é mágica administrativa? – se qualquer pessoa fazer os cálculos, nas duas taxas descritas a receita da prefeitura somente subiria 6,75% e não os 21,7% como pretendem arrecadar a mais em 2015.

Em números, no ano de 2013 a prefeitura projetou para 2014 os mesmos impostos em 115 milhões e no ano que vem, o de 2015 a projeção é de que a arrecadação subirá para 140 milhões, – qual a mágica e a matemática aplicada que Paulo Pinheiro pretende fazer para arrecadar a mais? – a população da cidade não aumentou, a não ser que ele comece a cobrar das cidades vizinhas a São Caetano para compensar esta elevação, pois se depender da matemática, este total nunca chegará, – ainda mais que há estudos para reajustar somente alguns imóveis do município pela taxa de 6,75%, reduzindo ainda mais a projeção feita pelo prefeito.

Há de se verificar também se a taxa do lixo cobrada pela prefeitura de São Caetano é inconstitucional ou não.