São Bernardo promove seminário no Dia da Consciência Negra

Aberto ao público, evento será nesta quinta-feira, no Teatro Elis Regina

A Prefeitura de São Bernardo do Campo promove nesta quinta-feira (20), Dia da Consciência Negra, das 8h às 12h, no Teatro Elis Regina (Avenida João Firmino, 900, Bairro Assunção), o seminário “Diálogos Afirmativos: Desafios da Década Afrodescendente”.

Para o evento foram convidados os palestrantes Muryatan Barbosa, professor-adjunto do Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC (UFABC), Fernanda Lopes, doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo, e Luciana Barros, pesquisadora e mestranda do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Unifesp. O seminário é aberto ao público.

No dia 21, sexta-feira, às 14h, acontece a “Marcha para Zumbi dos Palmares”. O cortejo parte da altura do número 670 da Rua Marechal Deodoro com a presença de grupos de capoeira e representantes das religiões de matriz afro-brasileira da cidade.

Confira abaixo a programação do seminário.

Data: 20 de novembro
8h – Recepção, credenciamento e coffee break
8h30 – Apresentação cultural
9h – Mesa de abertura com autoridades
Prefeito: Luiz Marinho
Secretária de Saúde: Odete Gialdi
Secretária da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania: Márcia Barral
Representantes da Sociedade Civil
Seminário – das 9h30 às12h

Expositores

Muryatan Barbosa
Professor-adjunto do Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC (UFABC) e doutor em História da África pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP).
Tema: As Violações de Direitos Humanos e as Políticas Afirmativas

Fernanda Lopes
Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo, oficial do Programa em Saúde Reprodutiva e Direitos do Fundo de População das Nações Unidas e membro do Comitê Técnico de Saúde da População Negra do Ministério da Saúde.
Tema: Desafios da Década Afrodescendente e o Enfrentamento ao Racismo Institucional com Enfoque na Saúde

Luciana Barros (mediadora)
Apoiadora do Ministério da Saúde/Rede Cegonha para o Estado de São Paulo, integra o Coletivo Gênero, Raça e Saúde da Associação Paulista de Saúde Pública e é pesquisadora e mestranda do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Unifesp.