Programa Cidade Responsável, parceria entre Prefeitura e indústrias de cerveja
O prefeito de São Bernardo do Campo e o diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), Paulo Petroni, lançaram nesta quarta-feira (26) o Programa Cidade Responsável. O município é o primeiro da Grande São Paulo — e o segundo do Brasil – a aderir à iniciativa da entidade que representa as quatro maiores cervejarias do País — Ambev, Brasil Kirin, Grupo Petrópolis e Heineken Brasil.
O programa, que tem o apoio da Prefeitura, tem o objetivo de contribuir para a inibição do consumo de álcool por menores de 18 anos, bem como o consumo excessivo associado à condução de veículos. O programa será implantado durante o ano de 2015 e terá por base cinco pilares: escolas, redes de Saúde, pontos de venda de bebidas, eventos e comunidades sociais.
Para Marinho, é necessária uma mudança de comportamento dos setores da sociedade, principalmente das famílias, que devem orientar crianças e adolescentes sobre os riscos do consumo abusivo de álcool. “A família é a base do cidadão, e o exemplo tem de vir de casa. Precisamos também do engajamento de todos os setores, como comércio e indústrias, para que haja sucesso do programa”, disse.
O diretor executivo da CervBrasil explicou que a Prefeitura disponibilizará suas secretarias para auxiliar a entidade na execução dos projetos. “Temos de ressaltar que há pouca informação sobre consumo indevido de álcool no Brasil”, destacou.