Santo André/Apaba estreia na Liga de Basquete Feminino dia 3

Equipe é a única representante do Grande ABC, que terá dez participantes na competição nacional; primeiro confronto será em casa

Santo André/Apaba está entre as dez equipes inscritas no 5º Campeonato da LBF 2014/2015. O time andreense estreia na competição dia 3 de dezembro, às 20h, no ginásio principal do Complexo Esportivo Pedro Dell`Antônia, contra São José dos Campos. A entrada é gratuita ao público.

Além de Santo André e São José dos Campos, os outros participantes do torneio nacional são: Americana, Barretos, Presidente Venceslau (SP), Jaraguá do Sul (SC), Maranhão Basquete (MA), Brasília (DF), América e Sport (PE). A apresentação oficial das equipes ocorreu na terça-feira (25), em São Paulo.

Santo André esteve representada pela hoje secretária de Esporte e Lazer de Santo André, Marta Sobral, ex-pivô da Seleção Brasileira e medalha de prata nas Olimpíadas de Atlanta (1996); e de bronze em Sidney (2000), além da armadora Tássia Carcavalli, último reforço do basquete andreense para a Liga. A atleta, vinda da equipe de Rio Claro, já vestiu a camisa do Esporte Clube Pinheiros, Americana, Janeth Arcain e Círculo Militar de São Paulo.

O restante da equipe, capitaneada pela experiente treinadora Lais Elena e assessorada pela assistente técnica Arilza Coraça, está em Bauru desde a última segunda-feira (24), onde defende Santo André na modalidade, durante o 78ª Jogos Abertos do Interior, que se encerram hoje.

Para a secretária de Esporte e Lazer, o fato de Santo André ser a única representante do Grande ABC na competição representa a força do basquete feminino da cidade. “O município respira basquetebol há anos”, afirmou a ex-jogadora, que despontou na carreira aos 14 anos, quando deixou São Paulo para se mudar com a família para Santo André. “Temos de nos manter sempre no alto escalão da modalidade”, disse Marta, referindo-se a mais uma participação da equipe andreense na Liga.

Regulamento – Pelo regulamento, devidamente apresentado pelo presidente e vice da LBF, respectivamente, Márcio Cattaruzzi e Helen Luz, os oito primeiros colocados se classificam para as etapas de playoff, melhor de três jogos. Força e equilíbrio devem dar o tom à competição, que tem a primeira fase prevista até o dia 16 de março de 2015.

Santo André carrega no currículo o título de campeã da primeira edição do campeonato promovido pelo LBF – conquistado em 2010/2011, embora tenha participado das 17 edições do torneio nacional, até então, realizado pela CBB (Confederação Brasileira de Basquetebol). Depois da estreia, a equipe andreense, ainda terá mais cinco jogos em sequência dentro de sua casa.