Praças revitalizadas caem no gosto da população de São Bernardo

Os moradores de São Bernardo do Campo têm aproveitado ao máximo a revitalização das praças públicas realizada pela Prefeitura, inclusive para atender a demandas apontadas pela população durante as plenárias do Orçamento Participativo. Desde 2010, mais de 60 espaços receberam melhorias ou novos equipamentos.

As intervenções vão desde reforma de calçadas, melhorias nas quadras poliesportivas, playground, área de convívio, instalação de equipamentos de alongamento, pista de caminhada, novo desenho de piso, pergolado e, em alguns locais, pista de skate.

A Praça Geraldo Capitâneo, no Santa Terezinha, é um bom exemplo. O local, antes da revitalização, era frequentado por usuários de drogas e pouco usado pelos moradores do bairro. “Era tudo detonado. Não dava para aproveitar a praça para momentos de lazer”, detalha o aposentado Leonilson Tridico, 66 anos, 40 deles vividos no bairro. “Agora trago minhas netas para brincar aos fins de semana. Chego até a usar os aparelhos de ginástica, às vezes”, afirma.

Outra praça importante da cidade que foi totalmente revitalizada é a do Professor, localizada no Nova Petrópolis. A pista de caminhada, conhecida por ser circular, foi reformada e o local ainda ganhou nova iluminação, playground, pergolado e academia de ginástica ao ar livre para a terceira idade. “Antigamente era apenas um jardim com pista de caminhada. Agora ficou muito melhor. Moro há mais de 60 anos no bairro e frequento aqui há uns dez”, afirma o aposentado Akyo Makimoto, 75 anos, que aproveita para utilizar os aparelhos de ginástica e também a pista de caminhada.

Recentemente foi a vez de os moradores do Jordanópolis ganharem duas praças totalmente reformuladas. A Zequinha de Abreu foi entregue em julho para mais de 40 mil habitantes da região. As intervenções vão desde quadras de futebol e basquete street, pistas de caminhada, aparelhos de ginástica e uma interligação com a Praça Professora Faustinha Pinheiro Silva.

A revitalização das praças Geraldo Capitâneo, do Professor e Zequinha de Abreu, inclusive, é resultado da participação ativa da população. Elas foram eleitas como demandas prioritárias no Orçamento Participativo (OP) e, graças ao empenho dos moradores desses bairros, foram escolhidas para receber as melhorias.

Na entrega de praças revitalizadas à população, o prefeito sempre lembra da importância da cooperação dos moradores na manutenção dos equipamentos. “Idosos, crianças e adolescentes poderão usar o espaço para se divertir, porém, precisamos da ajuda de todos para cuidar e preservar esse local”, destaca.