CHICO MENDES: de cartão postal de São Caetano, a degradação em pouco mais de 2 anos depois.

Imundice é pouco para o Parque Chico Mendes

Samuel Oliveira

Samuel Oliveira

17 de Janeiro

Em outros tempos era considerado cartão postal da cidade, com seus jardins e passagens com gramados aparados corretamente e principalmente segurança impecável, para o bem da população que frequenta o espaço, e principalmente, por ser também a sede da prefeitura e poder municipal de São Caetano. Hoje, o espaço está relegado à imundície, jardins mal cuidados, mato por todo canto, casais se atracando durante o dia sem serem importunados pela segurança, ou melhor, – nem existe quase no local, e o único guarda municipal que toma conta do parque nem arrisca andar por todos os caminhos que deveriam ser seguros para os visitantes. Esse é o parque que fica do lado da casa do mandatário de São Caetano. Virou parque sem dono… os moradores vizinhos que o digam durante as madrugadas… até polícia tem medo de entrar no local…

CHICO MENDES: de cartão postal de São Caetano, a degradação em pouco mais de 2 anos depois.

Tempos bons e seguros

São Caetano viveu época de ouro na segurança pública. Não se sabe ainda onde foram parar, ou onde estão os mais de 400 GCMs contratados e pagos pela prefeitura e as inúmeras viaturas que circulavam diurnamente pelas ruas da cidade dando apoio a Policia Militar que também está com contingente reduzidíssimo, e somente circula nas principais vias, deixando o restante da cidade desprotegida. Qual o trabalho do Conseg – Conselho de Segurança, que não vê o quanto estão erradas suas ações e com isso a população que é penalizada?.

Os uniformes escolares novamente…

Até que enfim eles, a atual administração sancaetanense estão entregando os uniformes escolares antes do começo do ano letivo. Dois anos em um, isso parece ser bom, mas não é, e quer dizer demoraram dois anos para entregar uniformes de um ano. É a competência e a morosidade peculiar da administração Paulo Pinheiro em prática. Mas, será que estão em ordem ou, estão menores, pois as crianças em idade escolar crescem muito rápido, e tudo indica que os mesmos já estão menores que o contratado junto àquela empresa que estava (ou está) sob investigação do Gaeco por causa do super faturamento dos uniformes da prefeitura vizinha de São Bernardo. As reclamações irão começar em breve, é só esperar pra ver…

Vai virar área de preservação…

A rua Nazareth hein, vai acabar virando área de preservação ambiental. O mato que tomou conta de boa parte da rua está deixando a via pública intransitável, principalmente para quem gosta e precisa fazer suas caminhadas. O mato está tão grande que moradores acreditam que a má vontade do prefeito, a secretaria de serviços municipais e o meio ambiente estão deixando crescer para declararem área de proteção ambiental, aí, a prefeitura não precisa mandar mais ninguém podar e limpar o local. Fica a dica. Mas, lembre-se no local também falta segurança e os fumeiros de plantão não perdem tempo. A rua cheira a mato a noite inteira. Quem quiser comprovar é só passar pelo local… a guarda municipal nem se arrisca mais a passar pelo local…

E a favela do Bairro Fundação, está quase pronta heim!

Uma das obras inesquecíveis da atual administração de São Caetano vai ser a proliferação da favela do bairro Fundação no terreno da empresa Matarazzo. O poder municipal não conseguiu barrar a invasão do terreno porque alegaram ser de propriedade particular. Por que nossas autoridades não colocam em prática as leis municipais que impedem a construção de imóveis irregulares na cidade, até que seja resolvido a desocupação via judiciário. Mas, boa vontade e discernimento é tanta do atual prefeito Paulo, que dificilmente irá tomar alguma providência neste sentido. Este pode ser o legado peemedebista para a cidade. O mesmo aconteceu na cidade no final dos anos 70 na administração de um ex-prefeito também do PMDB, só que o local na época era o buracão da Cerâmica, hoje Chico Mendes (mal cuidado e destruído) e quem acabou com a farra dos invasores foi o ex-prefeito Walter Braido – PTB. A favela tinha se instalado nos vestiários e banheiros de um antigo clube que era para ser construído no local pela Engeral – Construtora que virou imbróglio judiciário e nunca foi concretizado.

Funcionalismo nomeado, ameaçado…

Aqueles funcionários comissionados, de livre nomeação do prefeito, e a maioria nem precisa trabalhar para receber, é só prestar atenção pelos bairros da cidade onde muitos moram, parece que estão com os dias contados pela administração pinheirista, e isso é muito bom, deveria ser. Acreditamos que o prefeito já se encheu deles e quer trocá-los caso não entrem na linha e mostrem serviço. A ameaça do prefeito começou em dezembro quando foram demitidos uma leva deles, mas depois alguns arriaram suas calças e voltaram à administração. Agora novamente Paulo está ameaçando-os e diz que agora não vai ter perdão não. Nem arriando as calças. Por isso tem muita gente de orelha em pé com a situação, principalmente aqueles que mudaram de posição durante as últimas eleições. Ou melhor os traidores de plantão… já não são tão amigos da administração não. Vamos aguardar para ver o que acontece…

Vai continuar sem mandar e agora por um forasteiro com ensino médio

Livre, Leve e Solto. Não é propaganda de absorvente feminino não, é como o prefeito sancaetanense está depois de nomear o ex-manda-chuva de Santo André para o cargo de comando do paço municipal. Se tem competência ninguém sabe, pois não é formado em nada, nem em curso técnico.

Paulo, como gosta de ser chamado, parece que não conhece o histórico de trabalho de seu mais novo funcionário. Se Aidan, o ex-prefeito andreense colocou-o para fora da administração juntamente com o superintende do Semasa – Angelo Pavin, foi porque alguma coisa muito grave aconteceu. Porque nós sancaetanenses teremos que confiar em forasteiros. Tinha mais é que deixá-lo na geladeira do que impingir mais este infortúnio para a cidade, já não bastam os que estão na administração? Sinta-se agora livre, leve e solto sr. Prefeito, para atrair tudo de ruim para o município.

Se profissionalizando…

Tem vereador que já está procurando novos afazeres após as próximas eleições muNicipais, visto que sem partido (ninguém quer sua presença), – e com o número de votos que conseguiu se eleger, dificilmente terá chances em 2016. Tanto é verdade que está se aventurando para a área de música, já está até gravando um CD, é que dizem…

Parabéns vereador, quem sabe a Secretaria de Cultura o contrate, afinal o secretário parece ser seu amigo e de alguns poucos parentes dele que estão na cultura. Dai pode surgir uma boquinha…

Conta maluquinha

Se forem dobrar o número de atendimentos de 20 para 40 pacientes de um posto de emergência de cada vez, como será reduzido só 20% no tempo de espera? – Não seria 50% a redução? – Bom deixa pra lá, cada uma sabe o que fala, mas de matemática eles não entendem nada, não é Sr. Prefeito Paulo. É a mesma coisa para seus secretários que valem como uma nota de 3 reais.
É a mesma coisa que instalar um posto fixo da GCM na saída de São Caetano com a Almirante Delamare que pertence a cidade de São Paulo se o problema esta a mais de 1,5 quilômetros de distância e dizer que vai solucionar o problema de segurança na área. A tá… vai conseguir…

Porque tem tanto mendigo…

Ultimamente aumentou drásticamente o número de mendigos e pedintes em São Caetano. O que está ocorrendo e porque esta invasão de um ano para outro. Por onde anda a assistência social que não faz nada para solucionar o problema ou pelo menos identificar de onde estão vindo e porque param na cidade. Durante a noite, as praças e ruas do centro e oprpoximas da estação rodo-ferroviária ficam intransitáveis e perigosas para a população, devido ao excesso deles dormindo pelas calçadas. Esse problema já havia sido denunciado pelo Jornal Imprensa ABC, quando foi presenciado o desembarque de inúmeras pessoas vindas do norte e nordeste em ônibus clandestinos nas proximidades da rodoviária. Parece que continua na mesma, e não é feita nenhuma fiscalização pelos órgãos competentes municipais.

“enquanto isso lá pelos lados do Consórcio Intermunicipal, prefeito Gabriel Maranhão assume presidência, mas avisa que quem mandará é o ex-presidente Luiz Marinho…”

Samuel Oliveira

Samuel Oliveira

Jornalista e conta o que de melhor (ou pior) acontece nos bastidores da política da região do ABC.