Luiz Marinho faz balanço e Gabriel Maranhão é novo presidente do Consórcio

O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, apresentou os principais destaques da sua gestão à frente ao Consórcio Intermunicipal Grande ABC no biênio 2013/2014, durante assembleia ordinária dos prefeitos, na sede da instituição, em Santo André. Após o balanço, o chefe do Executivo anunciou o prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, como o novo presidente do Consórcio para o biênio 2015/2017. Luiz Marinho é o vice.

Durante o seu mandato, Marinho destacou a importância do planejamento regional, como a realização do Plano Plurianual Participativo, selecionado em evento internacional entre as melhores experiências administrativas. “É muito bom ser exemplo, mas não podemos estagnar, é possível ir além e o governo regional não diminui a importância do local”, disse. Ele citou como exemplos os projetos de mobilidade urbana em curso na região.

Também elencou a captação dos recursos junto ao PAC Mobilidade como um dos destaques de sua gestão, bem como o PPA Regional, desenvolvido a fim de definir as prioridades do ABC, além da articulação e execução de políticas regionais.
No setor de transporte, os projetos envolvem mais de R$ 1,1 bilhão em obras, impactando Santo André, São Bernardo e São Caetano (corredores Guido Aliberti/Lauro Gomes/Taióca), Diadema e São Bernardo (Alvarenga/Robert Kennedy/Couros e corredor Leste-Oeste).

Outros destaques foram a elaboração e contratação do Plano Regional de Resíduos Sólidos e a remoção preventiva de 450 famílias em áreas de risco. Os recursos federais para o PAC Urbanização e Minha Casa, Minha Vida totalizaram R$ 1,2 bilhão. Em relação à Segurança Urbana teve a criação do Centro de Formação Regional das Guardas Civis Municipais. Na área de Saúde, foi destaque a adesão regional ao Programa Mais Médicos, com 151 novos profissionais e atendimento de mais 500 mil pessoas.

Biênio – O novo presidente do Consórcio, Maranhão disse que pretende dar continuidade aos trabalhos e conta com respaldo político, referindo-se à articulação com o governo federal, alinhada pelo prefeito Luiz Marinho durante sua gestão. “É um desafio substituir o melhor presidente do Consórcio, que esteve à frente da entidade com projetos de impacto em desenvolvimento na região”, disse.