Passoca canta “A Breve História da Música Caipira” no SESC São Caetano

Tudo começou com a miscigenação entre o índio e o português. Um tipo de dança indígena (cateretê) vai se misturar com a música portuguesa (viola braguesa). A viola braguesa, que foi trazida pelos jesuítas e usada na catequese dos índios, deu origem à nossa viola caipira. Com a vinda dos africanos (escravidão) tivemos como resultado a mistura de três culturas, originando assim a música caipira.

Através dos tropeiros este tipo de música começou a ser divulgada no sul, sudeste e centro-oeste do país, sua temática era essencialmente rural. O circo foi outro grande responsável pela divulgação desta música.

Em 1929, através de Cornélio Pires (escritor, jornalista e divulgador da cultura caipira), a música caipira começou a ser gravada em discos comerciais e consequentemente a ser divulgada através do rádio, que surgia no Brasil na década de 20.
Com a industrialização e o crescimento dos centros urbanos surgiram compositores e intérpretes que mesmo introduzindo nova instrumentação em seus arranjos conservaram elementos desse gênero musical.

No show “Breve História da Música Caipira”, Passoca interpreta músicas de artistas clássicos do mundo da viola, como: Alvarenga e Ranchinho, Inezita Barroso, Raul Torres, João Pacífico, Cascatinha e Inhana, entre outros, intercalando com “causos” e curiosidades sobre a vida destes artistas que construíram a história da música caipira.

Passoca se apresenta no próximo dia 06/02 no SESC São Caetano cantando e tocando viola caipira, acompanhado de violão, e percussão.

Serviço:

Música: Passoca no show “Breve História da Música Caipira”
Local: SESC São Caetano
Endereço: Rua: Piauí, 528 – bairro Santo Antônio
Data e Horário: 06 de fevereiro, sexta, às 20h
Ingressos: R$ 17,00 inteira e 8,50 meia-entrada
Informações: (11) 3340-2000
Classificação indicativa: livre