Praça de alimentação vira point em feira noturna de São Bernardo

Feira é opção para consumidores que não conseguem ir às compras no período diurno e para quem procura uma opção de lazer de qualidade

A praça de alimentação da Feira Noturna do Ginásio Poliesportivo, realizada toda quarta-feira das 18h às 22h, cada vez mais se consolida como espaço de convivência e lazer em São Bernardo do Campo. Umas das provas disso é o público que frequenta o local por noite, cerca de 1,5 mil pessoas.

O dono da barraca de costela no bafo Eduardo Benavides Carneiro está satisfeito com o movimento. Ele vende cerca de 100 lanches por noite, que são montados na hora no pão francês tipo baguete, com carne, queijo e vinagrete, por R$ 10. Carneiro explica que a costela é assada por cinco horas, das 5h ao meio dia, e mantida aquecida durante a feira.

A dona de casa Sonia Pangero, moradora da Vila São José, que vai à feira por causa da área gastronômica, aproveitou para apreciar o lanche de costela no bafo, que ainda não conhecia. “Aprovado,” resumiu.

Outras opções de comidas típicas na praça de alimentação são as barracas de acarajé/tapioca, yakissoba/tempurá, crepe/waflles, churros/fritas, pizza cone e milho e derivados. Outro atrativo é a massoterapia, técnica de massagem em diferentes partes do corpo para aliviar o stress e a tensão.

Além da praça de alimentação, o espaço da feira reúne 24 barracas – de frutas, legumes, verduras, pescados, aves abatidas, frios e condimentos, entre outras – que ocupam 120 metros de extensão da Avenida São Paulo, no Parque São Diogo. No local também acontece a feira livre aos sábados, no período da manhã.

José Roberto de Oliveira visitou a feira do Poliesportivo com a mulher Sandra e o filho Yuri no colo. “Venho aqui para comer, e depois aproveito para fazer à feira”, disse.

Como explica Ademir Gasparetto, diretor de Fomento à Atividade Econômica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SDET), a feira noturna rapidamente se tornou uma opção não apenas para os consumidores que não conseguem ir às compras no período diurno, mas para quem procura uma opção de lazer e de convivência. “Por ser à noite, o local é frequentado por famílias, principalmente quando o clima favorece, como agora, no Verão. As pessoas vão até a praça de alimentação, depois aproveitam para fazer compras.”

Os frequentadores dispõem de banheiros químicos, estacionamento gratuito na área do Poliesportivo e segurança da guarda civil. A feira noturna atende demanda de bairros como Centro, Jardim Hollywood, Jardim do Mar, Anchieta e Mussolini.

Mais feiras – Às quintas-feiras, a população do Rudge Ramos e entorno conta com a Feira Livre Noturna da Praça dos Meninos, na Avenida Caminho do Mar, que conta com 14 barracas de hortifrutigranjeiros e oito de empreendedores da área de alimentação.

Mesmo assim, é unânime entre os comerciantes a opinião sobre a necessidade de ter mais feiras noturnas na cidade. “Essa do Poliesportivo é bem organizada, iluminada e de fácil localização. Mas, precisaríamos de mais endereços porque temos demanda”, disse Rosimeiry dos Santos, da barraca de Yakissoba.

O dono da barraca de churros e fritas, Paulo Cesar, disse que o seu produto é mais comum em feiras ‘normais’, mas ter uma praça de alimentação impulsiona ainda mais as vendas já que os consumidores comem os salgados e depois apreciam seus doces. “Além de tudo, o ambiente é muito bom e favorece o convívio familiar”.