Números foram contabilizados pelo Departamento de Engenharia de Tráfego (DET); período entre 9h e 10h é o mais utilizado, com média de 704 ciclistas
Em apenas dois domingos, as ciclofaixas de lazer da cidade atraíram 12.410 ciclistas. No último domingo (8), 5.950 pedaleiros curtiram os 10,1 quilômetros de faixas destinadas para as bicicletas. A estrutura, que conta com 90 monitores, tem apoio do Departamento de Engenharia de Tráfego (DET), e mantém agentes no percurso com motos e viaturas, estrategicamente distribuídos em pontos fixos e itinerantes.
As faixas têm funcionamento todos os domingos, no período das 8h30 às 14h30 e conta com estrutura montada com 1,5 mil cones, separando o tráfego de veículos. O circuito tem como ponto de partida o Paço Municipal, seguindo pela Perimetral, Santos Dumont, Artur de Queirós, General Glicério, Industrial, Parque Prefeito Celso Daniel, Rua Padre Vieira e Rua das Figueiras. A montagem dos cones será feita a partir das 6h30 e a desmontagem até às 16h em toda a extensão do trajeto.
Durante esta faixa de horário, está proibido o estacionamento de veículos nestas vias.
“Nossa ideia é ampliar o percurso e, com isso, integrar todos os parques da cidade”, afirmou Paulinho Serra, Secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos. Ele disse que, além do Parque Pignatari, devem ser integrados os parques Celso Daniel, Central e Parque da Juventude.
Ciclofaixas não funcionarão domingo
Domingo as ciclofaixas de lazer da cidade não funcionarão. O Departamento de Engenharia de Tráfego (DET) estará mobilizado para a realização do Carnaval na cidade, além de promover a escolta de diversos carros alegóricos das escolas de samba. Por conta disso, a utilização destes espaços será retomado no domingo (22).