Centro de Referência das Culturas Populares de São Bernardo faz parceria com a UFABC

Alunos ajudarão na reorganização do Centro, situado na Chácara Silvestre

O Centro de Referência das Culturas Populares Tradicionais de São Bernardo do Campo estabeleceu parceria com o Grupo de Pesquisa e Extensão ‘ABC das Diversidades’, da Universidade Federal do ABC (UFABC). O objetivo é que os alunos da instituição auxiliem os técnicos da Secretaria de Cultura na reorganização do acervo documental, audiovisual e de objetos – como cerâmicas e cestos – presente no Centro. O acordo também vai possibilitar a pesquisa das manifestações artísticas que compõem o universo das culturas populares tradicionais do Grande ABC.

Neste momento, a parceria é técnica e não envolve, por exemplo, transferência de recursos financeiros entre as instituições.

Os universitários, de diversas áreas de graduação e que tenham interesse no estudo de questões ligadas à diversidade étnica dos povos (migrantes e imigrantes) formadores da identidade cultural da região, também vão auxiliar no desenvolvimento de pesquisas sobre o tema.

O resultado do que for coletado durante as pesquisas – como documentos e registros – será disponibilizado à população pelo Centro de Referência. A ideia é contribuir para a promoção, divulgação e preservação do patrimônio ligado às manifestações das culturas populares tradicionais locais e regionais.

A Universidade Federal do ABC já possui na graduação, na área de humanas, através do Grupo de Pesquisa e Extensão ‘ABC das Diversidades’, uma linha de estudos ligados às culturas populares tradicionais relacionadas à diversidade étnica no ABC.

Pela parceria, o Centro de Referência coloca à disposição dos alunos, professores e pesquisadores da UFABC seu acervo e histórico de diálogo e apoio a estas expressões e manifestações artísticas e culturais tradicionais. Como contrapartida, contará com o know-how da instituição de ensino.

Tradição – O Centro de Referência das Culturas Populares, inaugurado pela Prefeitura de São Bernardo em setembro do ano passado, no Parque Chácara Silvestre (Avenida Wallace Simonsen, 1.800, Nova Petrópolis), visa a produção, debate, reflexão, promoção e valorização dos hábitos e costumes tradicionais da cidade e do País, como congada, folia de reis, capoeira, cordel, moda de viola e artesanato.

O espaço conta com um dos mais expressivos acervos bibliográficos e museológicos da região e reúne livros, discos, DVDs, apostilas, fotografias e objetos de cerâmica, cestaria, festas religiosas e profanas, brinquedos e brincadeiras, entre outros. Um exemplo são as cerâmicas coletadas ou adquiridas por São Bernardo e vindas de regiões como Caruaru (PE) e Vale do Paraíba (SP).