Vereador Flávio Rstom quer teste rápido para diagnóstico de dengue

A dengue é hoje um dos maiores problemas de saúde pública do Brasil. Muitos municípios registraram números elevados de casos confirmados, e outros suspeitos da doença nos últimos anos e, especialmente, nos primeiros meses de 2015. Segundo o Ministério da Saúde, a dengue é responsável pelo maior impacto na saúde pública do país. Nesse contexto, o controle, diagnóstico e tratamento precoce da doença são medidas fundamentais a serem tomadas pelo poder público, especialmente no âmbito municipal.

Sabendo da importância da agilidade no diagnóstico para dar inicio ao tratamento, o vereador Flávio Rstom (PTB), de São Caetano do Sul, que também é médico, apresentou indicação para que seja disponibilizado o Teste Rápido de Dengue em todas as unidades de saúde do município, incluindo os Hospitais Maria Braido, Márcia Braido e de Emergências Albert Sabin; o Centro Policlínico Gentil Rstom e o Centro de Especialidades Médicas Samuel Klein.

“O Teste Rápido é um dos exames laboratoriais mais importantes para o diagnóstico de Dengue. Junto com os sintomas apresentados, proporcionam ao clínico concluir ou descartar um caso suspeito de dengue”, explica o vereador. Ele ressalta a rapidez e a precisão no diagnóstico para definir a melhor conduta a ser tomada. “Esse exame é uma ferramenta fundamental no conjunto de medidas para controle, diagnóstico e tratamento da doença”, diz Rstom.

Flávio Rstom destaca que as medidas de prevenção da doença, com o controle do Aedes Aegypti, o mosquito transmissor do vírus da dengue, devem ser mantidas e intensificadas pelo poder público. Ele lembra, também, que a população deve colaborar, eliminando as possibilidades do mosquito se reproduzir.