SBC tem 1º posto do Brasil de pré-catalogação para produtos de defesa

Serviço, instalado no Paço, vai facilitar o credenciamento das empresas da região como fornecedoras de produtos e serviços

O posto de atendimento à pré-catalogação de São Bernardo do Campo foi inaugurado na quinta-feira (19), na Sala do Empreendedor, no térreo do edifício sede da Prefeitura, no Paço. Único no País, o novo espaço tem o objetivo de facilitar o credenciamento das empresas da região como fornecedoras de produtos e serviços para as Forças Armadas.

A E.Brasil Catalogação, de São José dos Campos, especializada em homologação e catalogação, foi a vencedora da licitação para operar o serviço na cidade. A empresa estará semanalmente na Sala do Empreendedor para atender os interessados, às terças e quartas-feiras, com agendamento prévio.

A Toledo do Brasil, fabricante de equipamentos de pesagem e localizada em São Bernardo, foi a primeira empresa inscrita e inaugurou o serviço. De acordo com o gerente de 3 vendas, Adalberto Castilho Gonzalez, a expectativa é ter novas oportunidades de negócios na cadeia de defesa do mercado nacional. “Não temos a intenção de fornecer diretamente para o governo, mas para as empresas que formam a base nacional do setor de defesa”.

O diretor da E.Brasil, Aleson Santos Silva, disse que para fornecer produtos ou serviços às Forças Armadas, é necessário atender cláusula contratual de catalogação do Ministério da Defesa. “Nossa ideia é ajudar as empresas da região a identificar potenciais itens, produtos e serviços que atendam às demandas na área de defesa”, disse.

O secretário-adjunto da SDET destacou que o posto funcionará como uma etapa de esclarecimento ao empreendedor, ajudando as empresas no complexo processo de homologação e catalogação junto ao governo federal. Gonçalves explicou que se trata de mais uma ação da Prefeitura para incentivar o setor. “É uma oportunidade para aproveitar o potencial da indústria da região, que já tem base automotiva forte”.

As solicitações de agendamento devem ser feitas pelo site www.industriadefesaabc.com.br.