Vereador solicita a implantação de banco de leite humano em SCS

Nesta semana, o Vereador e líder do Governo da Câmara Municipal de São Caetano do Sul, Jorge Salgado (PROS) encaminhou um projeto de lei solicitando a implantação de um banco de leite humano na Casa da Gestante situada na Rua Heloisa Pamplona, nº 269, bairro Fundação.

O leite humano é essencial para proteger recém-nascidos porque alimenta e protege contra diarréia, infecções respiratórias, diabetes e alergias.

Para garantir o leite materno a bebês cujas mães não podem amamentar, foram criados em todo país os Bancos de Leite Humano. Eles recebem, pasteurizam e distribuem o leite para as crianças internadas em unidades neonatais. O Brasil possui a maior rede de Bancos de Leite Humano do mundo, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), porém no município de São Caetano este banco ainda não existe.

De acordo com esse fato, Salgado propôs a implantação e ressaltou que o leite só poderá ser doado por toda mulher saudável com excesso de leite e que não usa medicamentos que impeçam a doação. Toda doação após passar por processo que envolve seleção, classificação e pasteurização, poderá ser distribuído na Casa da Gestante.