O Parque Pignatari, localizado em Santo André, receberá uma moderna pista de skate. Os fãs da modalidade terão, pela primeira vez, um local milimetricamente planejado e adequado para receber os skatistas da modalidade street. O lançamento será no dia 8 de abril, aniversário da cidade, com a presença de nomes que fazem a história do skate, como Sandro Dias.
O skate consegue de forma inedita ter participação efetiva na construção de pistas junto ao poder público indicando quais são os projetos e formatos de pistas que realmente atendam à modalidade. Um grupo grupo de skatistas com qualificação nas áreas de construção civil e outros setores relacionados ao esporte se uniu para reivindicar que obras feitas pela poder público atendam as especificações técnicas necessárias para o resultado positivo do projeto de pistas de skate.
“É um grande passo para Santo André. Desde que eu me conheço por skatista eu nunca tive uma pista como essa, e por causa disso eu tive que procurar outros locais para andar de skate. Com uma estrutura dessa é possível “enraizar” mais as pessoas em sua cidade”, diz Sandro Dias.
A prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, compreendeu que este diálogo e aproximação com profissionais da área seja o caminho correto para seguir uma vez que hoje no Brasil existem muitos projetos que foram feitos de forma errada e que acabaram nunca sendo usados pelos skatistas, um desperdício de dinheiro público.
O skate é a modalidade que mais cresce no mundo. No Brasil, é o segundo esporte mais praticado e movimenta R$ 1 bilhão por ano. São seis milhões de praticantes igualmente divididos em todas as classes sociais. O ABC, por sua vez, é um dos berços da modalidade.