Naturalmente bela e hospitaleira. Esta é a frase que você encontra ao entrar na pequena cidade serrana de Urubici, em Santa Catarina, localizada a aproximadamente 180 km de Florianópolis. Repleta de maravilhosas paisagens,Urubici é uma das cidades mais frias do Brasil e, é comum que no inverno neve na cidade, privilégio de pouquíssimas cidades brasileiras.
Contrariando a maioria dos turistas, minha visita à cidade aconteceu no último reveillon, quando grande parte das cidades estavam sob o sol escaldante. Na época, a temperatura estava na média dos 16ºC, 17ºC, bem distante dos -3ºC que costuma atingir no rigoroso inverno (em termos Brasil). A ideia era, de fato, não pegar a muvuca do final de ano e conseguir curtir a cidade sem enfrentar filas e congestionamentos (com exceção da volta, a missão foi bem sucedida).
Partindo ao que interessa aos turistas, a maioria dos passeios tem que ser feitos de carro, já que os principais pontos turísticos, todos naturais, estão fora da cidade. E passeios não faltam. Estão registradas, ao menos, 80 cachoeiras no município que vão desde pequenas cascatas à enormes cachoeiras.
Um dos cartões postais da cidade é a Pedra Furada, localizada no Morro da Igreja e está a quase 2.000 metros de altitude. Momento curiosidade: foi no Morro da Igreja a menor temperatura oficial registrada no Brasil, atingindo a marca de -17,8ºC com sensação térmica de quase -30ºC.
Para quem mora em SP e quiser viajar de carro, tenha fé. A viagem será desgastante, mas ao chegar na cidade, valerá cada km rodado. Urubici é a prova que o turismo no Brasil é muito mais rico que imaginamos e vai muito além do Nordeste, das famosas cidades do sul e dos litorais brasileiros. Não deixe de curtir o Artescétera nas redes socias, e vamos valorizar o turismo brasileiro. Confira abaixo algumas fotos de Urubici e já comece a arrumar as malas!