O Rally do Velho Chico explorou as estradas do sertão alagoano, premiando todos os competidores com um certame digno de rally cross country. O sul caetanense Erley Ayala garantiu pódio na competição
Para quem estava procurando uma prova rica em desafios cross country, encontrou na quarta edição do Rally do Velho Chico o páreo perfeito. Nos dias 28 e 29 de março, entre Maceió e Traipu, AL, um grid formado por 60 veículos percorreu 500 quilômetros – 309 quilômetros de trechos cronometrados – por estradas e trilhas de terra do sertão alagoano. A organização do evento (a FAM – Federação Alagoana de Motociclismo – e a RallySP) explorou o que há de melhor na região e proporcionou uma competição diferenciada pelo Nordeste.
Estavam inscritos representantes de 33 cidades e 16 Estados. Uma mistura de sotaques e culturas que enriqueceu ainda mais o evento que, dentre todas as suas particularidades, teve uma “briga” extremamente acirrada pelo pódio. Principalmente porque o Rally do Velho Chico foi válido pela abertura do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country para motos, quadriciclos e UTVs. Então, todos queriam fazer bonito! A prova ainda contou com a categoria carros.
Os obstáculos foram muitos ao longo desses dois dias: pedras (muitas e grandes), erosões, buracos, trial, depressões, lombas e até mesmo, variedade de altitude em trechos de serras bem sinuosas. Saber o momento certo de acelerar e de poupar o equipamento foi essencial. O sul caetanense Erley Ayala, junto do piloto Leandro Torres, conquistou o 3º lugar da categoria UTV-Production. “Foi muito prazeroso. Poderia ter mais dias de disputa que estaríamos prontos para encarar. Foi muito técnico, com várias pedras, exigente com o piloto e navegador; sem contar o calor que também foi um obstáculo. A persistência e poupar o veículo foram diferenciais para um bom resultado. Foi uma experiência bacana, com apoio do público das cidades que estavam nos assistindo”, declarou ele.
O roteiro completo passou por diversos povoados e oito cidades, sendo elas: Jaramantaia, Major Izidoro, Batalha, Monteirópolis, Jacaré dos Homens, Palestina e Belo Monte, com pernoite em Pão de Açúcar.
O início da temporada 2015 do Campeonato Brasileiro foi celebrado com satisfação pela organização do Rally do Velho Chico. “Nossas expectativas foram superadas. O grid mais uma vez bateu recorde. Agora, partiremos para os preparativos da próxima edição. Agradecemos a presença de cada um e dos nossos patrocinadores”, declarou o presidente da FAM, Breno Beltrão.