Edifício reformado para abrigar o CER II na Alameda Araguaia, 429 - B. Santa Maria

Vereador Jorge Salgado lutou por credenciamento para APAE de São Caetano (CER II)

APAE de São Caetano do Sul conquistou credenciamento CER II

Fundada há 50 anos, a APAE (Associação de Pais e amigos dos excepcionais) de São Caetano desenvolveu ao longo dos anos um trabalho de qualidade no atendimento às pessoas com deficiência intelectual, física e múltipla. O vice-presidente regional das APAES e vereador, Jorge Salgado, transformou, com sua administração, a APAE de São Caetano referência não apenas no Grande ABC, como a nível nacional, com a inauguração do Centro de Hidroterapia, Centro de Convenções, Centro de Equoterapia, integração sensorial, neurossensorial e outras conquistas.

Edifício reformado para abrigar o CER II na Alameda Araguaia, 429 - B. Santa Maria

No dia 30 de março de 2015 a APAE contemplou São Caetano com um novo Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual (CER II). De acordo com o vereador Jorge Salgado, o centro surgiu por meio do programa federal Viver sem limite. “A iniciativa tinha foco voltado para o Norte e Nordeste, mas não teve prosseguimento por falta de material humano, algo que aqui nós temos, sendo determinante a parceria com o município de São Caetano do Sul, determinado pelo Prefeito Paulo Pinheiro.”

Vereador e presidente da APAE - SCS, Jorge Salgado fala aos presentes durante a inauguração do centro CER II que contou com a presença do prefeito Paulo Pinheiro, deputado Orlando Morando e demais autoridades.

Para ter atendimento no CER II, o paciente deve passar em consulta por uma UBS (Unidade Básica de Saúde), que o manda para a central de atendimento local, que encaminha à APAE. O lugar conta com 25 profissionais, todos credenciados ao SUS (Sistema Único de Saúde), são: fisioterapeutas, fonoaudióloga, psicólogos, terapeuta ocupacional, psico-pedagogos, assistente social, enfermagem e médicos.

Desde a inauguração, o CER II teve mais de 300 pacientes encaminhados e já atendidos.

Uma das pacientes do centro é a aposentada Maria Isis Santana, 86 anos, que sofreu uma lesão no tendão do ombro esquerdo, o que limitava a sua mobilidade. “Eu venho alegre para cá, não tenho medo. Já fui para outros lugares e não fui bem atendida. Aqui a situação é ótima”, relatou.

Excelência em reabilitação física

“Com esse credenciamento, a APAE expande cada vez mais a sua atuação, mantendo o compromisso com os usuários, melhorando assim os serviços oferecidos, em parceria com a Prefeitura. A expertise do atendimento faz a diferença, com profissionais gabaritados que trabalham de forma digna e ética” ressaltou o vereador Jorge Salgado.