Missa do Dia 1º de Maio marca a luta dos trabalhadores

Como acontece desde 1980, a tradicional Missa dos trabalhadores será celebrada no dia 1º de maio, às 9h na Igreja Matriz de São Bernardo do Campo (Basílica Menor de Nossa Senhora da Boa Viagem), no Centro da cidade.

Neste ano, o tema da Pastoral Operária para a data foi inspirado na frase do Papa Francisco: “Nenhuma família sem casa, nenhum camponês sem terra, nenhum trabalhador sem direitos.” O tema vem denunciar a situação atual em que direitos historicamente conquistados pela classe trabalhadora, correm o risco de serem retirados. Destacando o perigo da terceirização, cujo Projeto de Lei 4.330, que regulamenta esta prática no país só vem prejudicar a classe trabalhadora. A terceirização aumenta a rotatividade e precariza as relações e condições de trabalho. Servindo, portanto, como mecanismo de desrespeito aos direitos trabalhistas.

A missa tem sempre o objetivo de celebrar a memória das lutas da classe operária desde os trabalhadores sacrificados em Chicago (1886) até as manifestações dos dias de hoje e principalmente, da região do Grande ABC que se destacou com suas grandes greves operárias na década de 1980, fato que repercutiu em todo Brasil e em vários outros países.