Quem pensa que brasileiro não tem imaginação. Engana-se. Notoriamente quem passa pela avenida D. Pedro II, divisa de São Caetano nota que tem uma guarita no local, defronte ao posto de combustíveis. Não se enganem motoristas, a prefeitura de Santo André, não mantém a GCM para tomar conta daquele posto há muito tempo, mas sim, virou casa de um mendigo de rua, que está usando o local como se fosse sua casa (sobrado). Ele se instalou ali há algum tempo depois que a prefeitura municipal abandonou o posto. Já que a prefeitura não quer mais a base, que providencie sua demolição, não deixe invadir. É muita falta de responsabilidade do prefeito Carlos Grana, que parece não estar muito entusiasmado em ser prefeito do segundo maior município da região. Grana está parecendo com os prefeitos das cidades vizinhas, está deixando às moscas.
Desocuparam o terreno da Matarazzo
A bem da verdade, São Caetano não tem favelas, mas tem cortiços em todos os bairros, que também é um problema social. Porque são micro favelas espalhadas pela cidade, mas falar que a favela da Matarazzo fica na cidade e grupos políticos querer se beneficiar politicamente com isso, só porque estamos chegando em época eleitoral e o prefeito da cidade é um incompetente e irresponsável administrativamente, aí não pode. Primeiramente porque o terreno invadido da empresa Matarazzo, a parte invadida pertence a cidade de São Paulo, o leito do rio foi quando a empresa ainda funcionava, mas o terreno pertence a outra cidade, – portanto, os oportunistas de plantão não deveriam ficar falando que as pessoas que ali estavam eram todas da cidade de São Caetano e muito menos que a população deveria ser solidária aos invasores. Muitos que ali se instalaram (cerca de 590 das seiscentas famílias), saiu bem antes de a polícia chegar, voltaram para suas verdadeiras casas e cidades…
Descartando parceiros
O PT de São Bernardo e de Luiz Marinho, está descartando seus parceiros políticos (aliados), depois que seu principal indicado a candidato a prefeito Tarcisio Secoli – secretário de Serviços Urbanos e mais um outro deputado federal do ABC, foram citados e convocados para depor na CPI da Petrobras, como favorecidos em esquema que envolve desvio de dinheiro para uma gráfica que eram de suas propriedades. Os vereadores de oposição cobraram uma postura ética do prefeito e a cabeça do secretário, no que foram atendidos. Daí, para dar fim também as disputas que poderiam surgir dentro do PT-SBC para o cargo de prefeito, Marinho acabou por fritar seu principal aliado das últimas eleições, o ex-prefeito Maurício Soares, que acabou ganhando mais força para sair candidato por outro partido, pois também saiu do PT. Mais uma briga e racha desnecessário, bom para a oposição que acaba ficando mais forte.
Estão trocando toda a rede de água por que?
Qual o motivo de a cidade inteira estar ficando com suas calçadas quebradas por vários dias depois que o DAE as quebra para a troca de tubulação de água. De um dia para o outro a cidade ficou com problemas ou é para gastar dinheiro que está sobrando na autarquia municipal. Se está sobrando, que reverta os benefícios à população com descontos e não quebre as calçadas. Mas, não são só as calçadas, são as ruas também. Cortam as ruas e deixam as valetas profundas abertas por diversos dias, o que podem causar acidentes graves no trânsito. Será que eles vão pagar por danificar os carros (suspensões). Quem tiver prejuízo neste sentido que mande a conta judicialmente ao DAE porque a responsabilidade é da autarquia e do prefeito que não exigem que os trabalhos sejam feitos rapidamente e causam transtornos a população e muito menos explicaram o porque desta quebradeira geral. A conta com certeza será o munícipe que irá pagar… Será que existe caixinha reversível de 10 a 20% do valor para a contratação das obras? – se existe, este deve ser o motivo. Vamos começar a especular se é verdade…
De olho no Sidão
O Tribunal de Contas do Estado continua de olho nas contas do ex-presidente do Legislativo sancaetanense, Sidão – sem padaria, que não batem os números. São tantas das diferenças que o TCE pode pedir imediatamente a cassação de Sidão e deixá-lo inelegível pelos próximos oito anos. As contas são os contratos de serviços do tipo de informática e obras no prédio da Câmara durante às suas gestões. Se bobear o ex-presidente pode ter de devolver dinheiro a Câmara e não é pouco não porque os números que não batem são de alguns milhões de reais. Comentários dão conta que ele já conta não sair candidato a vereador ano que vem, tanto que ele pediu quatro vezes adiamento das votações de suas contas por causa destes pequenos probleminhas. Se tivesse ainda padaria, teria de vendê-la para pagar uma pequena porcentagem dos problemas, mas, como não mais a tem, a chapa vai esquentar para o lado dele…
De orelha em pé
Alguns políticos da situação devem estar de orelha em pé nos últimos 30 dias, depois que Marco Dal’Mas, assumiu a presidência do PRTB de Levi Fidelix na cidade, ele, o presidente já esteve aqui três vezes, e parece que a vice-prefeita Lúcia Dal’Mas, a mesma que ajudou o Paulo Pinheiro se eleger deve estar de malas prontas para o partido e levar consigo alguns cabos eleitorais do incompetente e não cumpridor do plano de governo sob o qual foi eleito em 2012 o atual prefeito, sendo este o motivo que levou a vice prefeita a afastar das mentiras da campanha. Quem sabe, deva ser este o motivo de tanto alvoroço por parte da administração. Além de ser contra, a vice vai ter um partido, sem interferência do Paço.
G11 – G9 – G12 – G qualquer coisa…
Parece que os prefeitos do grande ABC, estão com problemas com os grupos formados dentro dos legislativos. Tanto é verdade que o Luiz Marinho quer desarticular a qualquer custo o grupo dos 9 da cidade, àqueles que são contra administração e podem acarretar inúmeros problemas daqui para a frente. O primeiro já apareceu, a do secretário Tarciso, que o G9 pediu a cabeça e o prefeito teve de fritá-lo automaticamente juntamente com parceiro de sempre Mauricio Soares. Mas não é só São Bernardo não, Santo André também o grupo dos contras tá dando problema a Carlos Grana e em São Caetano o grupo dos 11, teve tratamento especial por Paulo Pinheiro que teve de contratar um gerente para manipular a crise.
Os dois prefeitos poderiam pedir o gerente emprestado para atuar também nas cidades, assim contentaria a todos igualmente, e o PT conseguiria talvez dominar o ABC. Só não pode dar nenhuma secretaria a mais para o gerente Nilson Bonome, senão correm o risco de afundar suas administrações. Tem aquele dito popular: “um é pouco, dois pode ser bom, mas, três secretarias são demais”…