Regularização irá beneficiar 600 famílias que estão em situação irregular

SBC: Começa a regularização de moradias do Nova Baeta

São Bernardo iniciou o processo de regularização fundiária do assentamento Nova Baeta (antigo Pai Herói). O trabalho beneficiará mais de 600 famílias do núcleo, ocupado há cerca de 40 anos.

A regularização vai possibilitar que, a partir do registro de parcelamento de solo no cartório de registro de imóveis, as famílias tenham a escritura de suas propriedades.

“Valeu a pena acreditar”, disse Rubens José Teodoro, representante da associação dos moradores do Nova Baeta. A frase de Rubens traduz o sentimento da maioria das famílias, que espera há quase quatro décadas a concretização do sonho de ter um documento que comprove a posse do imóvel.

Regularização irá beneficiar 600 famílias que estão em situação irregular

A regularização foi considerada prioridade pela população no ano passado, durante as plenárias do Orçamento Participativo para o período 2015/2016. Em toda cidade, a Prefeitura está regularizando 64 áreas, 17 das quais foram concluídas, o que beneficiou 3.353 famílias.

“É importante planejar. Começamos este processo para acabar com as áreas de risco ainda em 2008 e, hoje, demos um passo importante com a assinatura da ordem de serviço para dar início aos trabalhos de regularização”, explicou.

Segundo Luiz Marinho, a obra é resultado da mobilização da comunidade durante as reuniões do OP. Mesmo assim, para melhorar a qualidade de vida e garantir a segurança dos moradores, a Prefeitura já realizou no local obras pontuais de urbanização. “A situação emergencial que existia vem sendo tratada pelo município com as obras de contenção de encostas e outras ações para a redução de risco às famílias”, disse.

Localizado em área pública, o assentamento foi ocupado em fundo de vale e encostas de morros altos. “É uma área complicada, mas estamos trabalhando nela desde o primeiro mandato do governo Marinho. Foram executadas obras emergenciais de eliminação de risco que beneficiaram 120 famílias. Por isso, hoje é um dia de festa para os que lutam pelo direito à moradia”, disse Tassia Regino, secretária de Habitação.