Com a Biblioteca no Quintal, Jardim dos Químicos terá mais lazer e cultura

A Prefeitura de São Bernardo está implantando o projeto Biblioteca no Quintal no Jardim dos Químicos. A ação faz parte do programa Quintal do Cidade de Paz, desenvolvido no município desde 2011 e que visa integrar políticas de segurança e ações sociais preventivas em toda a cidade.

O projeto prevê que, a esquina das ruas Machado de Assis e 1º de Maio, receberá iniciativas sociais e culturais já implementadas em outras áreas de São Bernardo, como os projetos Contação de História e Espalhando a Leitura. Também haverá o empréstimo de livros e a criação de horta comunitária.

As ações culturais vão acontecer toda terceira terça-feira de cada mês em dois períodos, das 10h às 12h e das 13h às 16h30. A cada mês o quintal receberá uma ação diferente. A primeira aconteceu dia 28 de abril. Juntamente com a contação de história – feita por equipe de profissionais contratada via edital no fim do ano passado – os moradores também puderm pegar livros emprestados e devolvê-los no mês seguinte em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS).

O local que receberá o projeto é um espaço antes usado para descarte de lixo e entulho. Agora transformado em um ambiente que lembra o quintal de uma residência (daí o nome da iniciativa), ele conta com bancos, balanços e outros brinquedos feitos de madeira.

Os cerca de cem livros (doados) que serão disponibilizados integram acervo do projeto Espalhando a Leitura, implantado nas UBSs. Nesses locais o público também retira livros para leitura e depois os devolve.

Além de tirar a biblioteca de seus espaços tradicionais e aproximá-la da população, promovendo assim o incentivo à leitura, a iniciativa vai fortificar a relação entre as famílias e estimulá-las a utilizar o Quintal, de modo que ele não volte a ser uma área degradada.

Juntamente com as ações serão promovidas atividades lúdicas que remetem às antigas brincadeiras infantis, como a do telefone sem fio, caça ao tesouro e gincana de argolas.