A proposta apresentada pelo vereador Flávio Rstom (PTB), de São Caetano do Sul, para que seja disponibilizado o Teste Rápido de Dengue em todas as unidades de saúde do município, foi atendida pela Administração Municipal e o mesmo já está sendo feito no Hospital de Emergências Albert Sabin (Pronto Socorro). O Teste é realizado em todos os pacientes diagnosticados com suspeita da doença.
O vereador voltou a ressaltar a importância da medida na rapidez do diagnóstico e início do tratamento. “É um dos exames laboratoriais mais importantes para o diagnóstico de Dengue. Junto com os sintomas apresentados, proporcionam ao clínico concluir ou descartar um caso suspeito de dengue”, explica o vereador, que também é médico.
Rstom lembra, ainda, que mesmo com o resultado positivo ou negativo do Teste Rápido é necessário o acompanhamento médico e, caso o paciente apresente os sintomas por cinco dias, outros exames devem ser solicitados.
A dengue é hoje um dos maiores problemas de saúde pública do Brasil. Muitos municípios registraram números elevados de casos confirmados, e outros suspeitos, da doença nos últimos anos e, especialmente, nos primeiros meses de 2015. O controle, o diagnóstico e o tratamento precoce da doença são medidas fundamentais a serem tomadas pelo poder público.
O vereador destaca que as medidas de prevenção da doença, com o controle do Aedes Aegypti, o mosquito transmissor do vírus da dengue, devem ser mantidas e intensificadas. Ele lembra, também, que a população deve colaborar, eliminando as possibilidades do mosquito se reproduzir.