Vidoski incentiva mensagens de prevenção ao consumo de drogas nos Kits escolares

Com o objetivo de informar e promover a reflexão a respeito deste tema polêmico e complexo, drogas e álcool, o vereador Beto Vidoski elaborou um projeto de lei visando contribuir com a prevenção do uso de entorpecentes, por meio de mensagens educativas, transmitidas no ambiente escolar. A principal ação do projeto é a inclusão de mensagens orientativas sobre a prevenção do consumo de drogas e álcool nos kits escolares distribuídos pela Prefeitura.

De acordo com o parlamentar, o projeto foi pautado no contexto de valorização à vida e aumento da autoestima para alertar as crianças e os jovens dos perigos oferecidos pelos entorpecentes. “A prevenção contra as drogas é comprovadamente mais eficaz para reduzir e evitar o uso e o abuso das drogas. O ambiente escolar é um importante aliado na transmissão dessa mensagem”, afirma Beto.

Atualmente, os jovens pertencentes as mais diferentes classes ou contextos sociais estão sujeitos e expostos, direta ou indiretamente, a situações de risco. Segundo pesquisa realizada pelo IBGE e divulgada em junho de 2013, cerca de 9,9% adolescentes que vivem nas capitais já experimentaram drogas ilícitas, o que equivale a pouco mais de 312 mil jovens. Em 2009, quando foi feita a primeira pesquisa desse tipo, o porcentual foi de 8,7%.

As drogas fazem parte da realidade de todos os indivíduos e podem estar presentes nos mais diversos contextos (na família, na escola, nas ruas, na casa de amigos ou dentro de casa, em festas, etc), e atinge as mais diferentes classes sociais. Ou seja, o problema do tráfico e do uso de drogas é um problema de toda a sociedade.