Jorge Salgado solicita acompanhamento odontológico nas unidades de terapia intensiva

Nesta semana, o Vereador de São Caetano do Sul, Jorge Salgado, solicitou em seu pro-jeto de lei a presença de profis-sionais de odontologia na equi-pe multiprofissional das unida-des de terapia intensiva (UTI).

Os pacientes internados em Unidades de Terapia intensiva (UTI) devem receber, como o próprio nome sugere, cuidados especiais e constantes, não só para tratar o problema que o levou à internação, mas também para cuidar dos demais órgãos e sistemas que podem sofrer alguma deterioração prejudicial para sua recuperação e prognóstico. Nesses cuidados deve estar incluído o tratamento odontológico, com higiene bucal adequada, dada a inter-relação entre doenças bucais e sistêmicas. No entanto, é raro encontrar um cirurgião-dentista fazendo parte da equipe multiprofissional das UTIs.

Esse atendimento específico busca manter a higiene bucal e a saúde do sistema estomatognático do paciente durante sua internação, controlando o biofilme e prevenindo e tratando a cárie, a doença periodontal, as infecções Peri implantares, as estomatites e outros problemas.

Acrescenta-se, ainda, que o atendimento odontológico do paciente crítico também contribui na prevenção de infecções hospitalares, principalmente as respiratórias, entre elas a pneumonia nosocomial, ou hospitalar, uma das principais infecções em pacientes de UTI favorecidas por microrganismos que proliferam na orofaringe. Sua ocorrência é preocupante, pois é bastante comum entre esse grupo de pacientes, provocando um número significativo de óbitos, prolongando a internação do paciente e exigindo mais medicamentos e cuidados, conforme demonstrado no livro Cardiologia e Odontologia – Uma Visão Integrada (Editora Santos).

Portanto é por estes, e tantos outros motivos, que Jorge Salgado solicitou acompanhamento odontológico nessas unidades. “O maior sentido desse projeto é darmos uma saúde de qualidade integral para a sociedade e garantirmos ao próximo o cuidado que gostaríamos que tivéssemos, se estivéssemos em uma UTI” destacou o vereador.