A equipe do ASA/São Bernardo/Caixa encerrou a participação no Troféu Brasil Caixa de Atletismo , disputado no Centro de Treinamento de Atletismo Oswaldo Terra, em São Bernardo, na quarta colocação, no ranking de clubes participantes. Neste ano, a equipe contou com 43 atletas que disputaram provas em várias modalidades, além de garantir sete medalhas.
As quatro primeiras medalhas foram conquistadas na sexta-feira (15) e no domingo (17), último dia de competição, a equipe conquistou mais três presenças no pódio.
A primeira medalha do dia veio dos 400 metros com barreira masculino, com Wesley Diego Martins que encerrou a corrida em 50,31 segundo, garantindo o segundo lugar. “Me poupei ontem na eliminatória, pois sabia que hoje tinha grandes chances de medalha. Porém, o melhor é ter essa conquista em casa, ao lado da torcida”, comemorou.
Já a segunda medalha do dia também veio das pistas. Geisa Cardoso dos Santos garantiu o terceiro lugar ao completar a prova em 58,52 segundos. “Não foi meu melhor tempo, mas estou muito feliz por ter conquistado essa medalha. Subi de categoria neste ano e já estar entre as três melhores do Brasil é muito significativo”, destacou.
O resultado mais esperado era da competição de salto com vara feminino, na qual Patrícia Gabriela dos Santos, que pulou 4,30 metros e garantiu o segundo lugar, ficando atrás somente da campeã brasileira Fabiana Murer. “Falta pouco para que eu conquiste o índice para o mundial e para as olimpíadas, porém os treinos estão encaixando bem e é uma questão de tempo para que isso ocorra”, disse.
Quem também comemorou os resultados obtidos pela equipe foi o coordenador técnico da equipe, Otaviano Caetano da Silva, destacando que essa conquista se deve a nova estrutura que os atletas dispõem para treinar. “Não ganhamos tantas medalhas quanto no ano passado, mas estamos no caminho certo e podemos melhorar”, afirmou.
Silva destacou ainda que a equipe tem atletas que têm condições de conseguir índices para os campeonatos mundial em suas categorias, como Wesley, Patrícia, Geisa e Jéssica (que ganhou medalha de bronze no salto em distância feminino. “Além disso, no heptatlo feminino a Giovana superou sua marca de pontuação, o que mostra que com melhor estrutura conquistamos melhores resultados”, salientou.