Nesta semana, o vereador de São Caetano, Jorge Salgado, solicitou em seu projeto de lei a proibição do uso de telefone celular nos Estabelecimentos de Ensino situados no município.
De acordo com Jorge Salgado, o presente Projeto de Lei visa assegurar a essência do ambiente escolar, onde a atenção do aluno deve estar 100 % (cem por cento) direcionada aos estudos, na fixação do aprendizado passado pelos professores, sem que nada possa competir ou desviá-lo desse objetivo.
Diversas pesquisas comprovam que o uso do celular no ambiente escolar compromete o desenvolvimento e a concentração dos alunos, segundo os professores é constante a troca de “torpedos” entre alunos dentro da sala de aula e também para amigos de outra sala. Outros relatos indicam que muitos utilizam o telefone para jogar, já que praticamente todos os modelos trazem opções de vários “games”, utilizam também, dessa tecnologia para colar nas provas, através de mensagens de texto e também armazenando a matéria no próprio aparelho.
Portanto, muitos pedagogos defendem a ideia de que o ideal é o aluno não levar o celular para escola, visto que muitos deles não conseguem deixar o celular desligado, tanto é o apego e a atenção dispensada para o aparelho.