Reservatório ocupará espaço equivalente a dois campos de futebol e terá altura de prédio de sete andares
As obras de combate às enchentes que a Prefeitura de São Bernardo vem realizando por meio do Programa Drenar seguem em vários pontos da cidade. Na região central, onde está sendo construído piscinão no Paço Municipal com capacidade para armazenar cerca de 200 milhões de litros de água, as escavações estão novamente em ritmo acelerado, inclusive com trabalho noturno.
As paredes do reservatório, que ocupará espaço equivalente a dois campos de futebol e terá altura de prédio de sete andares, estão praticamente concluídas. Além dos serviços de escavação, com retirada de solo e material rochoso do piscinão, as intervenções seguem avançadas na galeria que interligará o sistema do Paço ao canal em execução na Av. Aldino Pinotti, “Quando finalizadas todas as intervenções no Centro, vamos solucionar o velho. O Drenar compreende um conjunto de obras em vários pontos de São Bernardo, passando pelo Centro, Vila Vivaldi, Jordanópolis, Rudge Ramos, Demarchi, entre outras localidades”, ressalta o secretário Tarcisio Secoli.
O reservatório do Paço receberá toda a água conduzida pelo túnel a ser construído na Rua Jurubatuba. Dessa forma, além de reforçar o sistema de drenagem na região central, também será aliviada a vasão do córrego Meninos. A água captada pelo piscinão será bombeada para o Meninos por meio da galeria de descarga, que faz a ligação do reservatório com o córrego, passando pela Av. Aldino Pinotti.
Tanque das Mulatas
O reservatório da Vila Vivaldi, que também faz parte do Programa Drenar, está com 90% do cronograma executado e, quando finalizado, terá capacidade para armazenar 20 mil m³ de água. As intervenções em todo o entorno beneficiam seis bairros e 60 mil moradores, entre o Jardim Orlandina, Jd Hollywood, Jd Paramount, Vila Vivaldi, Vila Helena e Rudge Ramos.
Além da construção do Tanque das Mulatas, que deve ser finalizado no fim de outubro, já foram entregues os reservatórios Vivaldi, Ipiranga e Helena. O Jacquey, com obras em ritmo acelerado, está sendo construído no Rudge Ramos.