Uma das provas de natação com participação de atletas de Santo André na Praia Grande, durante a 19ª edição dos Jori

Santo André fica em 5º lugar nos Jogos Regionais do Idoso

Cidade obteve a melhor colocação e pontuação nos sete anos de participação no torneio estadual; edição 2015 ocorreu na Praia Grande

Santo André conquistou o quinto lugar, com 75 pontos, no 19º Jori (Jogos Regionais do Idoso) da Praia Grande, competição estadual realizada de 24 a 28 de junho. Em sete participações, o município obteve a melhor pontuação no torneio para pessoas com mais de 60 anos, além de ter superado o número de atletas inscritos (92). No total, foram 43 cidades de duas regiões administrativas do Estado (7ª e 11ª) e 2.630 participantes.

A cidade-sede foi campeã, com 117 pontos, ao lado de Osasco (114), Santos (110) e São Bernardo (93), respectivamente, segundo, terceiro e quarto lugares. Na organização e promoção, a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude e o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Praia Grande. Agora, a próxima competição será os JAI (Jogos Abertos do Idoso) 2015, que ocorrerão de 7 a 11 de outubro, em Araraquara, município do interior paulista.

Uma das provas de natação com participação de atletas de Santo André na Praia Grande, durante a 19ª edição dos Jori

Das 14 modalidades disputadas, Santo André foi campeã geral no atletismo feminino, na natação masculina e na dança de salão AI – de 60 a 69 anos, bolero e samba, além de vice-campeã no tênis de mesa feminino A. Entre os destaques individuais, Sueko Nakarrarada, 68 anos, que conquistou o hexacampeonato no atletismo, e José Antônio Felix, 81 anos, bicampeão na mesma prova. Já Dirceu Amauri Miranda, 87 anos, abocanhou duas medalhas na natação – ouro e prata.

Fora atletismo, natação e dança de salão, as outras 11 modalidades disputadas, divididas nas categorias feminina, masculina e mista, foram: tênis, tênis de mesa, coreografia, vôlei adaptado, bocha, buraco, damas, dominó, malha, truco e xadrez. A delegação andreense esteve composta por 112 integrantes – 92 atletas e 20 profissionais, entre técnicos, monitores, motoristas e pessoal do administrativo da Secretaria de Esporte e Lazer, com apoio da Secretaria de Inclusão e Assistência Social. Em 2014, Santo André ficou em 11º lugar.