SBC recebe prêmio por projeto habitacional do Conjunto 3 Marias

São Bernardo foi mais uma vez reconhecida por sua política habitacional. O município acaba de receber, durante o 62º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, em Campinas, o Selo de Mérito 2015. O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, entregou o prêmio à secretária de Habitação, que representou o prefeito na cerimônia. Outros 12 municípios foram premiados.

A cidade foi agraciada pelo projeto ‘Conjunto Habitacional Três Marias: Um Instrumento de Inclusão Urbana, Social e de Sustentabilidade Ambiental’, que reassentou famílias cujas moradias não puderam ser consolidadas pelo Projeto de Urbanização do PAC Alvarenga. O Conjunto Três Marias também beneficiou pessoas removidas de alojamentos provisórios e de áreas de risco.

Fez parte do projeto Três Marias, concluído em 2013, além da entrega de moradias para 1.236 famílias em 52 edifícios, ações de regularização fundiária, recuperação ambiental de áreas degradadas, obras de infraestrutura e trabalho social, conjunto de iniciativas que melhorou a qualidade de vida de toda a comunidade.

Ainda como parte do projeto, foram instalados na região parque, centro comercial para atender comércios removidos, o CEU Celso Daniel, o Centro de Apoio à Reciclagem e mini terminal de transporte. Cerca de 25 mil pessoas foram beneficiadas indiretamente com as intervenções.

Essa ação integrada, que garante, além de moradia, educação, melhorias ambientais – com a recuperação de áreas de mananciais -, sociais e no urbanismo da região foi o que valeu a indicação do Conjunto Habitacional Três Marias na categoria ‘Impacto Regional’.

Para a secretária de Habitação, a premiação reconhece o trabalho da Prefeitura na área habitacional e na construção de moradias de interesse social.