A fim de evitar o desperdício de alimentos, vereador Jorge Salgado solicita que os restaurantes, bares e praças de alimentação do município, instalem placas informativas sobre o desperdício de alimentos.
De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) o mundo produz cerca de 20% a mais da quantidade necessária de alimentos para a população mundial. Com base nesses dados, a organização afirma que não está faltando alimento no mundo, porém o nível de desperdício está muito alto. O país também lidera os números relacionados ao desperdício de água, energia elétrica e de materiais da construção civil.
Com base nessas informações, Jorge Salgado protocolou este Projeto de Lei visando inibir o desperdício de comida, pois enquanto se desperdiça, milhares de brasileiros passam fome e muitos deles, sobrevivem dos restos de alimentos encontrados nos lixões.
Em algumas cidades do Brasil, é comum a prática de cobrança do consumidor, por deixar sobras no prato. Apesar da prática ser considerada ilegal, esse foi o meio que alguns estabelecimentos encontraram para frear o volume de desperdício. Em São Caetano do Sul, a instalação de placas constando informações dessa natureza por si só já diminuirá a prática consumista.