A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, prossegue o processo de implementação de novas ciclovias na cidade, espalhadas em sete rotas distintas. A rota I, que fará a ligação da Estação Prefeito Celso Daniel, Santos Dumont, Av. Capitão Mário Toledo de Camargo com a Estrada do Pedroso está em andamento. No local, funcionários delimitam a via para a passagem exclusiva e, mesmo antes de sua conclusão, vários ciclistas percorriam o espaço já finalizado na tarde desta quinta-feira (16). As novas pistas, divididas em rotas cicloviárias, vão interligar as já existentes em 11,1 quilômetros. Com as novas ciclovias, a cidade passará a contar com 50 quilômetros de vias destinadas aos ciclistas.
Além desta, receberão ciclovias a Avenida Firestone (rota II – 1,5 quilômetros), Jorge Beretta (rota III – 1 quilômetro), a ligação da Rua das Figueiras/Av. Lauro Gomes, Av. Padre Manoel da Nóbrega, Av. Lino Jardim, Av. Atlântica (rota IV – 5,4 quilômetros), Av. dos Estados e Av. Presidente Costa e Silva, com a implantação do corredor verde (rota V – 12,5 quilômetros), a Avenida Prestes Maia ( rota VI – 3,9 quilômetros) e Rua Adriático (rota VIII – com 1 quilômetro).
“Não haverá perda da área das vias para os carros, nós iremos sim compartilhar o espaço, direcionando as ciclovias para o lado direito das rotas planejadas, reduzindo as faixas, mas mantendo a capacidade da malha viária existente. A estação Prefeito Celso Daniel, por exemplo, é um local de grande movimento e sendo interligado desta maneira, incentiva e estimula o uso da bicicleta”, pontuou o Secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra, que está de saída da secretaria.
Santo André conta com sete trechos de ciclovias já existentes, no Viaduto Salvador Avamileno e via de acesso, na Avenida Valdemar Mattei, Av. Lauro Gomes, Estrada do Pedroso, Parque Central, Parque do Pedroso e Avenida das Nações.