Neste mês, o vereador e líder do Governo da Câmara Municipal, Jorge Salgado, solicitou a adaptação de computadores para as pessoas com deficiência visual que frequentam Lan Houses, Cyber Cafés e estabelecimentos similares.
A inclusão digital é uma questão muito discutida, afinal o mundo em que vivemos exige de todos o mínimo de conhecimento do mundo digital e seus aparelhos. Atualmente não é preciso ter computador em casa para ter acesso a todas as informações, pois existem estabelecimentos privados, voltados ao aluguel desses computadores para a utilização de quem precisar, mas infelizmente a inclusão digital não está sendo feita de forma justa e verdadeiramente inclusiva, já que os deficientes visuais não são beneficiados com essa iniciativa das Lan Houses e Cyber Cafés, pois os mesmos não possuem computadores adaptados para esses cidadãos.
“Para que os deficientes visuais possam utilizar o equipamento disponível por estes estabelecimentos, será preciso adaptá-los com fone de ouvido, programa de informática com leitura da tela, teclado em braille, entre outras adaptações, de acordo com o desenvolvimento tecnológico disponível” destaca o Vereador.
Para que São Caetano do Sul seja reconhecido como provedor de acessibilidade tanto em suas edificações, seu urbanismo, seu transporte, como também, nos seus meios de comunicação, trazendo condições que permitam a qualquer pessoa a sua utilização de computadores com autonomia e segurança, é preciso que providências sejam tomadas e que o Poder Público colabore com ações de incentivo à acessibilidade.