Dos 34 itens da cesta básica, 21 apresentaram alta; dentre eles o feijão que subiu 12,02%

Puxada pelos quilos do tomate e do feijão, cesta básica sobe 1,28% na semana

De acordo com levantamento periódico da Craisa, aumento representa custo adicional de R$ 6,32; enquanto fruto subiu 15,51%, grão ficou 12,02% mais caro

Apesar de abrir o mês de agosto praticamente estável, o preço da cesta básica na região do Grande ABC apresentou elevação de 1,28% nesta semana, de acordo com pesquisa produzida pela Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André). Esta alta se deu, principalmente, pelo aumento aferido em 21 dos 34 itens que compõem a cesta, entre eles os 15,51% praticados no quilo do tomate, além dos 12,02% pela mesma quantia do feijão carioca.

Enquanto no levantamento anterior o consumidor despendia a quantia de R$ 491,86 para adquirir todos os produtos, agora será preciso gastar mais R$ 6,32, o que faz com que o custo total seja de R$ 498,18.

Dos 34 itens da cesta básica, 21 apresentaram alta; dentre eles o feijão que subiu 12,02%

“No caso do tomate, ainda haverá oscilações já que o fruto apresenta esta particularidade. Contudo, a expectativa é de que na média o preço apresente tendência de queda, pois a época do ano em que ele historicamente está mais caro é durante os meses de abril, maio e junho, após isso, a tendência é cair”, explica o engenheiro agrônomo da Craisa e responsável pelo levantamento, Fábio Vezzá de Benedetto, ao destacar ainda que “mesmo assim, uma vez ou outra o preço sobe, embora não se sustente em alta por muito tempo”.

Já em relação ao grão, o especialista sugere que a alta de preços durante o inverno é devido a menor oferta, uma vez que nesta época o cultivo depende da irrigação, afetada drasticamente pela estiagem.

Ainda de acordo com a pesquisa, outro item a apresentar elevação nesta semana foi o litro do leite tipo longa vida, que encareceu 4,70%. “É normal o registro de valores elevados durante o inverno. No ano passado, por exemplo, os maiores preços chegaram nesta mesma época, em R$2,45, entretanto, depois recuaram.

Como há muita concorrência entre as diversas marcas que empacotam o leite UHT longa vida e integral, a previsão é de que isso aconteça também neste ano”.

Quedas – Na avaliação dos produtos que apresentaram alívio para o bolso dos consumidores, os principais destaques foram apontados nos quilos da batata e do frango que retraíram 5,52% e 2, 98%, respectivamente, além do pacote de 200 gramas de bolacha maisena, que recuou 2,58%, e dos 2,49%, para o pacote de oito rolos de papel higiênico branco.