Neste fim de semana e no feriado do Dia da Independência, o Centro de Referência das Culturas Populares Tradicionais, no Parque Chácara Silvestre, recebe a 7ª edição da Festa Muitos Povos, Uma Cidade. O tradicional evento terá as presenças de comunidades da Itália, Japão, Rússia, China, Índia, Portugal, Bolívia, Peru, Piauí, Minas Gerais, entre outras. Haverá também apresentações de congadas, capoeira, viola caipira e repentes.
A festa tem o objetivo de valorizar e difundir a cultura dos povos que ajudaram a formar a região. Nela, comunidades de migrantes e imigrantes mostram um pouco de sua história e cultura através da culinária, artesanato, música e dança. Serão 36 barracas, com 20 opções gastronômicas e 16 voltadas ao artesanato.
Artistas da região e grupos culturais se apresentarão durante os três dias de festival.
O evento é uma iniciativa da Prefeitura de São Bernardo do Campo por meio da Secretaria de Cultura. A meta é a valorização e recuperação da memória, difusão de grupos e manifestações tradicionais e promoção do diálogo com povos e comunidades que construíram a história da cidade.
Além das apresentações e barracas, será possível conhecer um pouco mais sobre a diversidade cultural da cidade nas exposições que ficarão dentro e fora do Centro de Referência das Culturas Populares Tradicionais.